10 cidades mais bonitas do Brasil

O Brasil é um país rico em beleza e lindo por natureza. De norte a sul, é um país dono de belas paisagens, cheio de cultura e histórias para contar. Quem nunca sonhou em viajar pelo Brasil e ficou em dúvida: Por onde começar?

Desde o litoral nordestino – repleto de beleza e história -, até a ilha da magia, em Santa Catarina – lugar onde as paisagens são surpreendentes, há rica cultura e irresistíveis praias -, estes destinos tornarão sua viagem inesquecível.

São muitas cidades exuberantes para conhecer no Brasil, lugares de tirar o fôlego e, sem dúvida, que não podem faltar no seu cronograma de viagem. Então, arruma as malas e vem comigo conhecer 10 cidades mais bonitas do Brasil!

1 – Blumenau, Santa Catarina

Foto: Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

Um dos locais mais visitados é Blumenau, em Santa Catarina: uma cidade com muita história para contar, cultura para todo lado e, em determinadas épocas do ano, muito chope (a Oktoberfest é uma das grandes atrações, realizadas geralmente em outubro).

Sua beleza atraente provém da cultura alemã que ainda existe por lá em seus grandes casarões. Conhecida por encantar os turistas com sua arquitetura antiga, Blumenau ainda conta com jardins bem cuidados que servem de paisagem para belas fotos, sem contar as ruas arborizadas da cidade.

E para melhorar ainda mais a experiência por lá, os restaurantes da cidade oferecem alguns pratos tipicamente alemães, que, segundo me contaram, deixa qualquer um com água na boca.

2 – Ouro Preto, Minas Gerais

Foto: Sérgio Mourão/Setes (FotosPublicas.com)

Nossa próxima parada é em Minas Gerais, uma cidade classificada como patrimônio cultural da humanidade, reconhecida pela Unesco, e não é para menos. Sua beleza não está apenas nas construções arquitetônicas de época, presentes em abundância na cidade, mas nas suas ruas que encantam qualquer turista de primeira viagem e até mesmo quem já esteve por lá.

A região central tem grande capacidade de te deixar surpreso pelas inúmeras ladeiras de pedras. Seus centros culturais, como museus, capelas e igrejas não deixam nada a desejar. Há quem diga que ir a Ouro Preto e não visitar a Matriz de Nossa Senhora do Pilar ou o Museu da Inconfidência é um tempo de viagem mal utilizado.

3 – Salvador, Bahia

Foto: Soel84/Pixabay

Saindo de uma bela cidade história, vamos direto para a Bahia. Mais especificamente para sua capital, Salvador, onde outras belezas nos esperam. Sendo a primeira capital do Brasil, Salvador consegue unir o velho e o novo, além de criar algo simplesmente magnífico em termos de  beleza, cultura e alegria – uma espécie de energia própria que seus moradores esbanjam pela cidade.

Esta mistura contagiante são ingredientes que chamam a atenção até mesmo dos estrangeiros que a visitam o ano todo. Nela está também o Pelourinho, declarado também pelo Unesco um patrimônio da humanidade. Além disso, sua beleza está nas cores alegres e no sentimento de felicidade que elas transmitem aos que passarem por suas ruas e vielas. Cada esquina guarda uma surpresa e você pode acabar topando com construções únicas, como museus provenientes dos séculos XVII e XVIII.

4 – Fernando de Noronha, Pernambuco

Foto: Cassio Diniz/Pixabay

Nossa viagem continua pelo nordeste do país, agora em Pernambuco. As 21 ilhas de seu arquipélago oferecem ao viajante uma vista de tirar o fôlego… É claro que estou falando de Fernando de Noronha. Ela está localizada a 545 km da capital do Estado, Recife. Para chegar a este belo arquipélago, você tem duas opções: de embarcação ou avião. Dependendo da sua escolha, melhor ir colocando o colete salva-vidas.

Fernando de Noronha também é conhecido como um dos principais santuários ecológicos da humanidade, abrigando espécies aquáticas deslumbrantes, como belos golfinhos e charmosas tartarugas.

5 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Foto: Skeeze/Pixabay

A capital carioca também está na lista das cidades mais bonitas do país. Isso graças a sua belíssima paisagem, que lhe rendeu o título, muitas vezes musicado de “cidade maravilhosa”, pois é “cheias de encantos mil e o coração do meu Brasil”. Além disso, o Rio de Janeiro é conhecido por suas praias exuberantes que atraem milhares de turistas todos os anos. O Bondinho do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor também contribuem por tornar esta um cidade linda para se conhecer.

Diversas atrações culturais e boêmias, como o Museu do Amanhã, o Arpoador, a Lapa e o Carnaval, o Rio é a prova de que o Brasil é um país abençoado por Deus e lindo por natureza!

6 – Maceió, Alagoas

Foto: Vanessaobrzut/Pixabay

Quando o clima esquenta, ninguém resiste a um bom banho de mar. Para isso, escolher o melhor destino para passar o verão é essencial. Outra capital com grande beleza e que merece ser cotada como uma das cidades mais bonitas do Brasil é Maceió, no Alagoas.

A capital possui praias paradisíacas, com águas cristalinas. Que tal um passeio de jangada (foto)? Ele é uma das atrações principais da cidade. Feito logo pela manhã, torna a experiência ainda mais inesquecível. Uma vantagem de viajar para o Nordeste é a grande predominância do calor e a presença quase constante do sol, fazendo com que não exista época ruim para apreciar o horizonte na praia ou a orla de Pajuçara, por exemplo.

7 – Diamantina, Minas Gerais

Foto: Prefeitura de Diamantina

Deixando a beleza paradisíaca das praias nordestinas, vamos para Diamantina, em Minas Gerais. Lá as belezas naturais e a história “viva” ainda presente nas construções da cidade fazem dela uma dos locais mais bonitos do Brasil. Quem gosta de aventuras ao ar livre e caminhadas pela floresta vai se encantar com os passeios ecológicos e visitas às belas cachoeiras da cidade.

Dois locais famosos são a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela, localizados no Parque Estadual do Biriri, com grande  visitação devido à sua facilidade de acesso. Uma vez lá, você vai desfrutar das surpresas exuberantes da mata e, lógico, das quedas d’água que fazem deste um ambiente agradável e fantástico para estar.

Uma dica é realizar a visita durante o inverno, pois as secas do verão costumam fazer as cachoeiras pararem de fluir.

8 – Holambra, São Paulo

Du Amorim/A2 Fotografia (Fotospublicas.com)

Nossa viagem pelas 10 cidades mais bonitas do Brasil passa agora por um município de São Paulo conhecido por seu nome peculiar e ambiente colorido e florido, Holambra. O nome se deve a uma junção das palavras Holanda, América e Brasil, tudo isso devido a seus colonizadores.

Visivelmente perceptível, a cultura Holandesa flui pela cidade. Quem visitá-la vai se deparar com um cenário florido espetacular, moinhos de vento característicos do país que deriva seu nome e casas coloridas. Devido a este seu cenário que enche as ruas de alegria, ela passou a ser conhecida como a Capital Nacional das Flores.

É um município de turismo o ano todo. Na primavera, as flores desabrocham e você poderá ver de perto toda a beleza da cidade e também aproveitar a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora. Em outras épocas, os museus e moinhos da cidade são ótimos pontos turísticos para você visitar.

9 – Gramado, Rio Grande do Sul

Foto: Prefeitura de Gramado

No sul do país, o Rio Grande do Sul possui uma das cidades mais bonitas do Brasil. Com seu charme europeu, Gramado é famosa também pelo seu clima frio e pela rota do vinho, principal ponto de parada para quem quer, inclusive, ver neve – fenômeno que já ocorreu algumas vezes no inverno gaúcho.

Calma, aconchegante e atrativa, esta cidade da Serra Gaúcha é uma escolha inquestionável para quem busca um pouco de paz e sossego. Turistas do Brasil e de outros países buscam sua hospitalidade o ano todo, inclusive no Festival de Cinema.

 Da arquitetura europeia até deliciosas refeições, Gramado certamente é uma bela cidade para se conhecer e apreciar. Alguns viajantes atestam que a melhor época do ano para se visitar a cidade é entre janeiro e abril, no entanto, para quem busca um natal inesquecível, a cidade é palco de um grande evento que reúne arte, música e muita diversão: o Natal Luz, com programações entre outubro e janeiro.

10 – Jericoacoara, Ceará

Foto: Cláudia Trivella (Fotospublicas.com)

Para concluir nossa lista de hoje, voltemos às belas praias, mas, esta não é como qualquer outra. Águas azuis (ou verde piscina, vai depender da época do ano) e calmas, areia fina, uma paisagem de impressionar e tranquilidade para se deitar à beira mar e aproveitar o sol… Eu estou falando da praia de Jericoacoara, no Ceará. A lagoa azul brasileira atrair turistas do mundo todo e uma coisa é certa, a vontade de ficar por ali mesmo é grande.

Sua beleza natural e águas claras colocou Jericoacoara nesta lista da cidades mais bonitas do Brasil. O lugar ainda é famoso por sua culinária de frutos do mar que agrada qualquer paladar, pode ter certeza!

Todo ano é época para se visitar esta bela arte da natureza. O nordeste é famoso exatamente pelos seus longos períodos de calor e de sol forte, que faz uma visita à praia ser mais do que apreciada pelos moradores e turistas.

BahiaBlumenauCearáCidadesDiamantinaJericoacoaraMaceióMais BonitasMinas GeraisRSSalvadorSanta CatarinaSão PauloViagem
Comments (0)
Add Comment