Viajar é sempre muito bom, seja com a família para curtir, seja a negócios, é sempre bom mudar um pouco os ares.
Mas saiba que quando você vai fazer uma viagem é importante que você contrate um seguro viagem.
No artigo de hoje falaremos porquê fazer um seguro viagem. Continue lendo para não perder essas dicas.
1. O que é o seguro viagem?
O seguro viagem é um serviço que tem por objetivo lhe auxiliar em diversos serviços durante a sua viagem, assim como dar o suporte necessário.
Ele ajuda a evitar dores de cabeça e, em alguns casos, pode ser obrigatório, mas não se preocupe, pois ele te ajuda a economizar caso aconteça algum imprevisto.
2. Seguro viagem x Assistência de viagem
Esses dois serviços costumam ser chamados de seguro viagem, porém, eles possuem suas diferenças:
- Seguro viagem: O cliente, caso ocorra algum acidente e precise de cuidados médicos, paga toda a despesa de seu bolso, guardando todos os recibos, para que depois seja reembolsado pela seguradora (dependendo do valor),o que pode vir a dar um pouco de dor de cabeça em alguns casos.
A vantagem é poder ser atendido em qualquer local, independente de ser conveniado ou não com a seguradora.
- Assistência de viagem: Já aqui, caso ocorra algum acidente, o cliente entra em contato com a seguradora e essa lhe indicará o local de atendimento, e o segurado não vai arcar com nada.
A desvantagem, nesse caso, é que você não poderá escolher onde vai ser atendido.
3. Como contratar um seguro viagem
O seguro viagem pode ser contratado em uma seguradora especializada, assim como em seu banco, pode ser adquirido também com a companhia aérea, no site de compra das passagens, em agências de turismo ou operadoras de cartão de crédito.
O serviço normalmente é oferecido sem muita burocracia, sendo fácil de adquirir. O importante mesmo é que você garanta o seu seguro viagem, mesmo que a sua viagem não seja internacional.
4. Qual a cobertura básica de um seguro viagem?
Vários seguros são oferecidos aos clientes, com as mais completas coberturas, porém, algumas são básicas e devem conter em todo seguro, como:
- Despesas médicas e odontológicas em viagens nacionais e internacionais;
- Regresso sanitário;
- Traslado médico;
- Hospedagem após alta hospitalar;
- Localização de bagagem extraviada;
- Traslado do corpo em caso de morte;
- Invalidez permanente ou parcial.
Vale lembrar que, em alguns países, o seguro viagem é obrigatório.
5. O que usar como comprovante de seguro viagem?
Tenha sempre em mãos o contrato do seu seguro, mesmo que de forma eletrônica, como em seu e-mail ou em pdf, por exemplo.
Como dito, ele pode ser obrigatório em alguns países, e fica mais fácil de você ter acesso caso precise recorrer ao seguro.
Uma dica legal é ter guardado o número do contrato, assim como todos os telefones de atendimento, e deixar uma cópia com alguém responsável em sua casa e com companheiros de viagem, se for o caso.
Com as dicas acima, podemos ver o quão importante é a aquisição de um seguro viagem, portanto, quando planejar a sua viagem, não se esqueça do seguro!