Ametista do Sul: Um destino turístico pouco conhecido no sul do Brasil.

A cidade de Ametista do Sul, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é conhecida por sua riqueza natural e histórica. Com belas paisagens, trilhas ecológicas e pedras preciosas, a cidade é um destino turístico perfeito para aqueles que buscam aventura, cultura e descanso.

A cidade de Ametista do Sul é conhecida por sua mineração de ametista, uma variedade de quartzo violeta. A ametista é uma pedra preciosa muito apreciada por sua cor violeta intensa e brilho. A mineração de ametista na região começou no final do século XIX, e a pedra tornou-se um dos principais atrativos econômicos da cidade.

A ametista encontrada em Ametista do Sul é conhecida por sua qualidade superior, devido à sua cor violeta rica e brilho intenso. As minas de ametista na região são a céu aberto e os visitantes podem ver como as pedras são extraídas e preparadas. Algumas minas oferecem passeios guiados, onde os visitantes podem aprender sobre o processo de mineração e ver exemplos de ametistas brutas e lapidadas.

Existem alguns pontos turísticos em Ametista do Sul onde os visitantes podem ver ametistas e aprender mais sobre essa pedra preciosa, além de aproveitar outras opções maravilhosas de atrativos. Alguns deles são:

1 – Ametista Parque Museu

Um complexo turístico criado com objetivo de preservar a natureza e manter intacta a história dos garimpos antigos desativados na cidade. Nesse complexo existem várias atividades e atrativos para os visitantes:

  • Museu de Pedras (Maior coleção de minerais da América Latina ) – Este museu apresenta uma coleção única de ametistas e outras pedras preciosas encontradas na região. Os visitantes podem aprender sobre a história da mineração de ametista na cidade e ver exemplos de jóias feitas com a pedra. Nesse local também é possível ver de perto o mais valioso geodo extraído até hoje, com cerca de 2,5 toneladas.
  • Passeio motorizado por mina desativada – Um passeio motorizado com guia pela parte de dentro de uma mina, uma experiência única que faz o turista mergulhar na história do garimpo de pedras. (Confira aqui esse passeio)
  • Off Road –  Passeio para quem gosta de aventura e muita emoção, o Off Road nas cavernas é uma experiência diferenciada com muita adrenalina.
  • Garimpo Restaurante Subterrâneo – Uma experiência gastronômica incrível em um restaurante subterrâneo cercado com uma decoração cheia de pedras ametistas e um cardápio inesquecível.
  • CoperAmetista: Vinhos e Sucos – Já imaginou tomar um vinho envelhecido em uma mina preservada? Sim é possível, além de visitar as galerias antigas, apreciar um bom vinho ou um suco da CoperAmetista.
  • Platter Formaggi: Casa de Queijos – A primeira casa de queijos artesanais subterrânea do mundo. Sim, é uma experiência única, poder provar um queijo artesanal em uma mina subterrânea.
  • Mina Beer: Microcervejaria Artesanal – A primeira microcervejaria subterrânea do mundo. Para quem é apaixonado por cerveja de verdade, a Mina Beer com certeza é uma das melhores experiências de degustação de cerveja artesanal.

2 – Complexo Belvedere Mina – Hotel e Restaurante Subterrâneo

O complexo Belvedere é um dos atrativos mais completos da cidade de Ametista do Sul, um local que apresenta desde um maravilhoso restaurante subterrâneo até um hotel com uma piscina subterrânea.

O restaurante subterrâneo é considerado “O primeiro restaurante temático em pedras ametista do mundo”. Confira aqui uma visita feita nesse atrativo.

Veja alguns dos atrativos que você pode encontrar no Complexo Belvedere:

  • Passeio guiado e mina em atividade; (Confira uma visita nesse atrativo)
  • Museu de Pedras Gigantes; (Confira uma visita nesse atrativo)
  • Café subterrâneo;
  • Piscina subterrânea;
  • Chocolates ametista;
  • Lojas de Jóias;
  • Tirolesa Belvedere Mina;
  • Rota Buggy Tour;
  • Boliche Belvedere;
  • Chalés Belvedere;
  • Belvedere Mina Park Resort (Inaugurado dia 07/01/2023);
  • Kart Race.

3 – Minas de Ametista

Algumas minas de ametista na região oferecem passeios guiados, onde os visitantes podem ver como as pedras são extraídas e preparadas. Eles também podem ver exemplos de ametistas brutas e lapidadas.

4 – Vila dos Artesãos

Os visitantes podem encontrar uma variedade de jóias e objetos decorativos feitos com ametistas na Vila dos Artesãos.

5 – Lojas de pedras preciosas

Existem várias lojas na cidade onde os visitantes podem encontrar jóias e pedras preciosas, incluindo ametistas.

Ametista do Sul ainda é um destino desconhecido

Em resumo, Ametista do Sul é uma cidade rica em atrativos turísticos, desde a natureza exuberante até a história e cultura locais. Se você estiver planejando visitar o Rio Grande do Sul, não deixe de incluir Ametista do Sul em sua lista de destinos.

Lembre-se de que é sempre recomendável verificar a disponibilidade e horários de funcionamento dos locais antes de visitá-los, entre em contato com um agente de viagens. Além disso, é importante lembrar que a extração de ametista deve ser feita de forma responsável, e é recomendável comprar ametistas de fontes éticas e sustentáveis.

Você pode montar um pacote personalizado exclusivo para esse destino, basta acessar aqui e solicitar um contato com um especialista em roteiros personalizados.

Comments (0)
Add Comment