Antes de fazer uma viagem para o outro lado do planeta, literalmente, é interessante saber algumas curiosidades sobre o Japão.
Muitas pessoas têm receio do que podem encontrar no destino, ainda mais sendo tão diferente do país em que vivemos.
Por isso é importante saber um pouco mais sobre o país e sobre suas curiosidades, já que trata-se de um local muito bem desenvolvido e que pode fornecer muito aprendizado.
Desse modo, a primeira parte é se questionar do porquê viajar para o Japão e partir deste momento analisar as características do país.
Isso ocorre porque trata-se de uma economia diferenciada, além de uma educação e expectativa de vida alta.
Por que viajar para o Japão?
Viajar para o Japão vai proporcionar momentos únicos e diferentes na vida do turista, já que o país oferece inúmeras curiosidades.
É no Japão que você vai encontrar o mais diferente costume, paisagens e monumentos, pois se trata de um país muito rico em fornecer a cultura.
Isto é, a cultura japonesa é milenar e muito admirada e respeitada pelo resto do planeta, por ter traços fortes e diferentes.
Dentre as curiosidades sobre o Japão, visitar templos e palácios imperiais não pode faltar, uma vez que o turismo possui suas enormes vantagens.
Portanto, viajar para o referido país lhe trará uma junção de cultura, turismo, aprendizado e admiração pelo desenvolvimento.
O Japão é a terceira maior economia do mundo
Uma das curiosidades sobre o Japão é que na década de 80 e até mesmo antes, pós segunda guerra, o país ocupava o segundo lugar de maior economia do mundo.
Nos dias atuais, o país se encontra na terceira posição, que ainda é excelente, ficando em segundo lugar a China.
No entanto, a primeira posição sempre foi ocupada pelos Estados Unidos da América e assim permanece até hoje.
O Japão ocupa o cargo de uma das maiores economias devido ser altamente desenvolvida, sendo o setor terciário o predominante.
No mesmo sentido, a indústria japonesa é também muito evoluída, focada principalmente em eletrônicos e veículos.
Os japoneses não fazem contato físico frequentemente
Diferente do Brasil, uma das curiosidades sobre o Japão é que trata-se de um país classificado por muitos um tanto quanto “frio”.
E neste caso não se diz respeito somente a temperatura, tendo em vista que não há o toque físico que tanto os brasileiros estão acostumados.
Ou seja, os japoneses são conhecidos por não terem o costume de encostar, beijar ou abraçar frequentemente as pessoas.
Essa é uma característica marcante se comparada com outros países mais “calorosos” e que acaba por definir um traço cultural do Japão.
O país possui alta taxa de alfabetização
Assim como o país possui uma das maiores economias do mundo, pode-se dizer o mesmo da taxa de alfabetização.
Quando se fala em educação, o país não brinca em serviço de modo que a sua taxa de alfabetização pode chegar a 100%.
Isso significa que toda ou quase toda a sua população possui acesso básico ao ensino e é alfabetizada, o que faz grande diferença em um país.
Não por acaso que é um país destaque até mesmo dentre os desenvolvidos, seja na educação ou na cultura.
A culinária japonesa é muito saborosa
Quem gosta de comida japonesa sabe o poder que tem a culinária do país que investe muito em frutos do mar e arroz, por exemplo.
Contudo, engana-se quem espera ir até o Japão e encontrar lá as comidas japonesas do Brasil pois será bem diferente.
A comida que surgiu no Brasil é alvo de críticas japonesas quando se comparam as duas, já que não é costume diversos incrementos no país de origem.
No entanto, de modo geral, a culinária japonesa tornou-se tão popular no resto do mundo que muitas pessoas buscam por ela.
O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo
Assim como em todo país desenvolvido, a expectativa de vida do Japão é muito alta, podendo ser considerada a maior do mundo.
Sendo essa uma das curiosidades sobre o Japão decorrente do fato de que o país investe muito em saúde e prioriza a expectativa de vida.
Desta forma, os homens possuem em média uma vida de 81 anos e as mulheres em torno de 84 anos previstos.
É comum andar de bicicleta no país
A cultura de usar uma bicicleta no dia a dia é muito comum para os japoneses e não depende de sexo ou idade.
É como uma tradição utilizar bicicleta, tanto que se usam mesmo tendo um carro em sua garagem pois faz parte do estilo de vida japonês.
Portanto, uma das curiosidades sobre o Japão é o uso rotineiro das bicicletas nas ruas, seja para trabalhar ou não.