6 dicas para viajar ao exterior gastando pouco

Pensar no orçamento, pesquisar taxas de câmbio, fazer um roteiro e não deixar de lado o seguro são algumas recomendações a serem seguidas.

Sair do Brasil gastando pouco é possível. Para isso, é preciso que o turista fique atento às medidas econômicas que deve adotar, sem perder o prazer de conhecer novos destinos ou aproveitar os seus preferidos. Pensar no orçamento, pesquisar taxas de câmbio, fazer um roteiro e não deixar de lado o seguro viagem internacional são algumas maneiras de economizar na hora de planejar a atividade. 

Mesmo com crise econômica interna, inflação e alta taxa de juros registradas em 2022, uma parcela da população brasileira retomou o hábito de viajar para fora do país. De acordo com dados da Polícia Federal, no ano passado, 2,3 milhões de passaportes foram emitidos, quase o dobro dos documentos expedidos em 2021 (1,2 milhão).

Conforme avaliação do órgão, esse resultado poderia ser ainda mais elevado, caso a corporação não tivesse sido forçada a interromper o processamento de novos pedidos de passaportes em novembro e dezembro de 2022, devido à alegação de escassez de recursos para a produção.

Com a retomada do setor de turismo, muitas pessoas estão buscando oportunidades para viajar e conhecer novos lugares. A preocupação com os gastos, no entanto, pode acabar minando esse desejo. Felizmente, existem dicas que podem ajudar o bolso na hora de planejar uma viagem, sem abrir mão da qualidade, da experiência e do conforto. 

Planeje o orçamento antes de escolher o destino 

Segundo informações de portais especializados em viagens para fora do país, viajar sem gastar muito pode ser possível se a abordagem for a correta. A primeira dica é pensar primeiro no orçamento, antes de escolher o destino. 

Em vez de optar por um lugar e depois tentar encontrar um voo barato, por exemplo, vale a pena fazer uma lista de possíveis destinos e ver qual se encaixa melhor no bolso. 

Priorizar o preço das passagens também pode evitar frustrações com gastos exorbitantes. Além disso, é importante ser flexível quanto à programação, já que voos em determinados horários e dias da semana, por exemplo, costumam ser mais acessíveis.

Tente viajar na baixa temporada

Muitas pessoas só podem viajar no período de alta temporada. Contudo, como a época do ano impacta diretamente os custos de viagens, para quem tem mais flexibilidade, uma dica é optar por períodos de baixa temporada e evitar feriados. 

Assim, é possível fugir da alta demanda turística, ter mais chances de encontrar promoções de passagens aéreas, preços de hospedagem mais em conta e até negociar os valores de passeios. 

Escolher um momento mais tranquilo pode fazer a diferença no orçamento e na qualidade da experiência de viagem.

Faça um roteiro para a viagem

A espontaneidade pode parecer atraente quando se trata de viajar, mas também pode acabar saindo cara. Por isso, é importante planejar um roteiro com antecedência, que inclua os preços das atrações, passeios e restaurantes que o turista desejar conhecer. 

Esse roteiro dará uma noção do orçamento necessário e permitirá mais flexibilidade para administrar os gastos durante a viagem. Além disso, agendar passeios, viagens e experiências com antecedência pode trazer descontos de pré-reserva.

Pesquise a taxa de câmbio

Levar em conta a taxa de câmbio é essencial para quem quer viajar ao exterior sem gastar muito. Uma boa cotação pode significar mais dinheiro para aproveitar as férias, por isso, é importante pesquisar antes de embarcar. 

Comprar moeda estrangeira aos poucos pode ser uma estratégia vantajosa, garantindo um preço médio que protege o turista das oscilações do mercado. 

Há também outras opções, como assinar alerta de câmbio gratuito em algumas plataformas, o que permite acompanhar a cotação e identificar boas oportunidades. Já para evitar imprevistos, o uso de um cartão pré-pago internacional é uma opção para complementar os meios de pagamento.

Coma bem, economizando nas refeições

Desfrutar de boa comida durante uma viagem é sempre um prazer, mas também pode ser uma despesa significativa. É possível equilibrar sabor e orçamento ao considerar refeições mais baratas durante o dia e reservar ocasiões especiais para jantar em restaurantes sofisticados à noite, por exemplo. 

Além disso, uma dica é perguntar a moradores locais ou pedir recomendações ao concierge do hotel para descobrir os melhores lugares para comer bem e economizar. Para isso, aplicativos de idiomas podem ajudar a superar barreiras linguísticas e a fazer novas amizades ao longo do caminho.

Faça um seguro de viagem

Viajar para o exterior sem um seguro viagem parece uma economia inicial, mas pode resultar em prejuízos financeiros significativos em casos de imprevistos médicos, especialmente em países com sistemas de saúde mais caros, como os Estados Unidos.

Alguns cartões de crédito podem oferecer cobertura de seguro viagem, mas é importante verificar se as condições atendem às necessidades do viajante. Caso contrário, a contratação de um seguro viagem pela internet pode ser uma opção econômica e eficiente.

Comments (0)
Add Comment