Guia Aeromoça: O que faz? Qual o salário?

A profissão de aeromoça ou atendente de bordo como é mais popularmente chamada hoje em dia, é super desejada, muitas pessoas sonham em viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas e claro, abraçar o glamour de estar sempre voando.

Essa profissão sempre foi romantizada e existem inclusive muitos filmes que abordam o tema de forma genial. Mas, tudo isso levanta apenas uma questão, afinal, como vivem de verdade as aeromoças e como elas conseguem entrar neste ramo?

o que é uma aeromoça?

Um comissário de bordo é normalmente contratado por companhias aéreas e é mandatado por lei federal para garantir que as instruções de segurança sejam fornecidas para o voo.

Os comissários de bordo também cumprimentam os passageiros quando eles embarcam no avião, direcionam-nos para seus assentos, garantem que todas as bagagens de mão estejam devidamente arrumadas e sigam os procedimentos de segurança.

O que faz uma aeromoça?

Um comissário de bordo normalmente tem instruções pré-voo com os pilotos e conduz inspeções de equipamentos de segurança antes da decolagem.

Eles educam os passageiros sobre o uso do equipamento de segurança da companhia aérea e equipamentos e procedimentos de emergência.

Ele verifica todos os passageiros para garantir que todos os cintos de segurança estejam colocados e a bagagem de mão presa em seu lugar apropriado, conforme exigido pela lei federal.

Um comissário de bordo também pode servir ou vender lanches, bebidas ou refeições durante o voo e irá recolher o lixo depois. Eles são responsáveis por cuidar de passageiros com necessidades especiais.

Se a aeronave encontrar alguma turbulência durante o voo, eles tranquilizam os passageiros. Eles administram cuidados médicos de emergência, se necessário, e, em caso de emergência, fornecem orientações aos passageiros, incluindo o procedimento de evacuação da aeronave.

O que é necessário para ser aeromoça?

Os comissários de bordo precisam ter no mínimo um diploma de ensino médio ou equivalente para conseguir um emprego em uma companhia aérea.

No entanto, muitas companhias aéreas estão preferindo contratar candidatos com alguma formação universitária. Alguns funcionários procuram candidatos com graduação em turismo, negócios, relações públicas, comunicação, hotelaria e ciências sociais.

Se você for contratado para trabalhar em voos internacionais, pode ser necessário ser fluente em um idioma estrangeiro. Você também pode frequentar a escola de comissários de bordo.

Além dos requisitos de educação, espera-se que um a dois anos de experiência profissional com histórico em uma ocupação de serviços (como hotéis ou vendas) consiga um emprego como comissário de bordo.

Depois que um comissário é contratado, as companhias aéreas colocam o funcionário em seu programa de treinamento inicial que dura de 6 a 8 semanas em seu centro de treinamento de voo, que é obrigatório para a certificação pela Federal Aviation Administration (FAA).

Os candidatos concluem o treinamento participando de voos de prática e recebem o Certificado de Proficiência Demonstrada da FAA. Além disso, você deve passar nos requisitos de altura e peso e nos exames médicos e de teste de drogas.

Como funciona o serviço de uma aeromoça?

A oportunidade de viajar atrai muitos comissários de bordo para suas carreiras. Essa oportunidade vem com sérias responsabilidades pela segurança dos passageiros e de outros funcionários da companhia aérea.

Os comissários de bordo cumprimentam os passageiros, ajudam-nos a encontrar seus assentos e a arrumar suas malas, servir refeições e lidar com turbulência, enjôo e viajantes perturbadores.

Para manter os passageiros seguros, os comissários de bordo também instruem os passageiros sobre o uso de equipamentos como cintos de segurança e máscaras de oxigênio e estão prontos para ajudar na evacuação dos passageiros em um pouso de emergência.

Os comissários de bordo trabalham à noite, fins de semana e feriados, especialmente no início de suas carreiras, porque uma equipe mais experiente geralmente voa nas rotas e horários mais desejáveis.

Geralmente, é necessário um diploma do ensino médio para entrar no campo. Embora cada companhia aérea tenha requisitos específicos, em geral, os candidatos devem estar em excelente estado de saúde, ser capazes de falar com clareza e estar dispostos a se mudar.

Experiência de viagem, habilidades de atendimento ao cliente e falar uma língua estrangeira seriam uma vantagem. Os candidatos podiam esperar várias semanas de treinamento concentrado e muitos meses servindo como atendente substituto antes de trabalhar em tempo integral.

Essa carreira exige confiança, confiabilidade e gentileza porque, para a maioria dos passageiros, o comissário é a cara da companhia aérea.

A profissão dos seus sonhos e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre a profissão de aeromoça e quer continuar aprendendo sobre esta e outras profissões diversas, aproveite para ler mais dos nossos artigos, descubra mais sobre a profissão dos seus sonhos e muito mais.

Comments (0)
Add Comment