Leadenhall Market

O Leadenhall Market é um mercado coberto situado em Londres. Para ser mais específico, a entrada principal desse mercado fica na Gracechurch Street. Ademais, esse local também possui mais duas entradas: a da Whittington Avenue (entrada norte) e a da Lime Street (entrada sul).

Nesse mercado, existem várias passagens estreitas que os pedestres utilizam como vias de acesso. Além disso, sua localização fica no centro financeiro de Londres, o que lhe torna ainda mais importante. Atualmente, esse mercado funciona entre 10h e 18h, em todos os dias da semana.

O Leadenhall Market Londres é um dos primeiros mercados da história de Londres. Apesar de seu atual prédio ter sido feito em 1881, alguns registros indicam que esse mercado existe desde o século XIV, o que o torna um dos mais antigos da cidade. Leia este texto e conheça um pouco mais sobre o Leadenhall Market.

Leadenhall Market – história

Como foi explicado anteriormente, o Leadenhall Market existe desde o século XIV. Segundo uma lenda urbana, o mercado tem esse nome devido a um trocadilho com a expressão “Leather-hall” (salão do couro), mas não se sabe se isso é verdade.

Segundo o antigo historiador John Stow (1525-1605), o Leadenhall Market iniciou seus trabalhos em 1446, quando o carpinteiro e então prefeito de Londres, Simon Eyre, construiu um “Leaden hall” (salão de chumbo) na cidade. O objetivo dessa construção era abrigar um grande celeiro de milho.

Por outro lado, existe outra história ligada à criação do Leadenhall Market. Alguns registros mostram que, no século XIV, antes do atual prédio ser construído, um mercado de aves já estaria funcionando naquele local.

Esse tal mercado ficava ao lado de um edifício cujo nome era La Ledene Hall, nome que, provavelmente, fazia referência ao teto de chumbo do prédio (chumbo em inglês significa “lead”).

Com o passar dos anos, o antigo mercado de aves evoluiu e trouxe diversos tipos de comerciantes. Em 1666, após o Grande Incêndio de Londres, o Leadenhall Market passou por uma reforma e recebeu um novo teto. Em 1881, houve a construção de uma nova estrutura para substituir o que restava da antiga.

O criador do novo Leadenhall Market foi o arquiteto Sir Horace Jones (1819-1887). Esse arquiteto era muito famoso, pois tinha feito várias obras em Londres, como os mercados de Billingsgate (peixe) e Smithfield (carnes), além da Tower Bridge.

Leadenhall Market – arquitetura

O Leadenhall Market possui uma estrutura arquitetônica que chama a atenção. As duas galerias principais possuem coberturas feitas com vidro e ferro fundido. Ademais, esse local possui uma linda cúpula onde as galerias se encontram.

As paredes das lojas possuem os tons bege e vinho. O mais interessante é que todos os lados dessa loja possuem detalhes artísticos. Por exemplo, existem dragões prateados nos topos de cada coluna e um excelente trabalho de gesso entre cada janela.

Logo nas entradas do Leadenhall Market, você encontra pórticos ornados que geram grande destaque, especialmente pelos dragões prateados, símbolo cultural londrino. A entrada principal desse mercado fica na Gracechurch Street, no entanto, existem outras entradas na Whittington Avenue e na Lime Street.

Curiosidades

Em 1972, houve o tombamento do Leadenhall Market como um listed building (patrimônio histórico) de grau II.

Entre 1990 e 1991, houve uma reforma no Leadenhall Market visando à melhora de sua aparência. O grande objetivo era realçar o caráter e o aspecto arquitetônico do mercado. O processo de reforma foi tão bom que, em 1994, o mercado ganhou um prêmio do Civic Trust Awards.

O Leadenhall Market também é muito associado ao mundo do cinema. Por exemplo, esse mercado já apareceu em uma cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).

Esse mercado também foi mostrado nos filmes A Morte Segue Seus Passos (1975), Hidden City (1987), O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009), Love Aaj Kal (2009) e Além da Vida (2010). Em 1991, ele serviu como pano de fundo no videoclipe musical “Love to Hate You”, do Erasure.

O Leadenhall Market também fez parte dos Jogos Olímpicos de 2012, pois parte do trajeto da maratona incluía as entradas da Whittington Avenue e da Lime Street.

Comércios

Atualmente, o Leadenhall Market tem 23 comércios que oferecem bebidas e refeições, entre eles, pubs, restaurantes e bares. Além disso, ele também possui 20 lojas das mais variadas possíveis. Ao entrar nesse mercado, é possível encontrar canetas, flores, acessórios, entre outras coisas.

Apesar do Leadenhall Market trabalhar com vários comércios, alguns deles merecem destaque especial:

⦁ Cheese at Leadenhall – loja que é uma excelente opção para os amantes do queijo, pois oferece vários tipos para o consumidor. Além disso, esse local também oferece vinhos, algo que o torna ainda mais interessante;
⦁ Gino D’Acampo / My Pasta Bar – comida italiana de qualidade por preços acessíveis;
⦁ The Lamb Tavern – um pub tradicional que possui um restaurante;
⦁ We Grill – um local que vende espetinhos à inglesa.

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos para planejarem a viagem à Londres.

Você tem o sonho de trabalhar ou estudar em Londres? Saiba o que é preciso para morar em Londres.

Comments (0)
Add Comment