Práticas para alcançar a sua liberdade financeira durante viagens

Existem pessoas que buscam a liberdade financeira para se aposentar mais cedo, ou então colocar o pé na estrada e trabalhar de modo remoto, mas garantir as necessidades básicas de higiene, transporte, moradia temporária e alimentação.

Vale destacar, desde o princípio, que liberdade financeira possui significados diferentes para cada pessoa, que demanda um processo de planejamento abrangente que ajuda a priorizar desejos e necessidades ao longo da vida, sem passar por necessidades ou depender de auxílio financeiro.

Nesse contexto, cada vez mais, muitas pessoas querem ter liberdade financeira para viajar e conhecer o mundo. 

Dependendo em que estágio da vida um profissional que trabalha em uma fábrica de manutenção de aparelho de pressão se encontra, há diversos fatores e situações que precisam ser revistos, e por vezes até sacrifícios que precisam ser realizados. 

De modo geral, as oportunidades de ganhar dinheiro e ter liberdade financeira podem surgir, e tudo vai depender de quais objetivos estão traçados e quais as metas devem ser alcançadas – ou mesmo o quanto se consegue direcionar para esses sonhos e objetivos. 

Do que se trata a liberdade financeira?

O significado exato da liberdade financeira pode ter várias conotações, como o fim de um trabalho obrigatório, ou a chegada da aposentadoria precoce.

Para quem quer viajar e colocar o pé na estrada, a liberdade financeira pode ser exatamente isso, obter uma reserva que possibilita viajar sem se preocupar com o dinheiro em si, mas como chegar ao próximo destino exatamente com o que se tem. 

Não é uma decisão ou tarefa fácil a se tomar, mas para alcançar a liberdade financeira é preciso disciplina e planejamento, mesmo que em determinados momentos tudo pareça mais difícil, ou até mesmo impossível. 

O que significa também sacrifícios, mas que podem possibilitar alcançar exatamente o sonho de uma vida inteira, e talvez tenha chegado a hora, após exercer funções na solda tig inox para a área da construção civil.

Para isso, há determinadas etapas que precisam ser superadas, com práticas que podem ser adaptadas à rotina para ter a liberdade financeira durante uma viagem, ou mesmo adotar uma vida nômade.

Assuma o controle sobre o dinheiro

Na teoria, assumir o controle sobre o dinheiro parece até bem simples, pois significa gastar menos do que se ganha. 

Na prática, o cenário macroeconômico pode ser um impeditivo, mas um planejamento de controle de gastos pode ajudar a identificar as despesas mensais, variáveis e possíveis emergências e configurar um orçamento adequado para uma viagem.

Existe uma regra que determina porcionar o dinheiro em partes divididas em 50/30/20, que pode funcionar para a maioria das pessoas. No entanto, vale lembrar que o objetivo é alcançar a liberdade financeira. 

Quanto mais dinheiro uma pessoa puder economizar, mais fácil será alcançar o que se pretende com a liberdade financeira. 

Na prática, nesse método a divisão significa gastar 50% em itens essenciais, enquanto 30% podem ser dedicados ao pagamento de dívidas, e os 20% restantes para as despesas facultativas, com um curso de fechamento de sacada com vidro para o setor industrial. 

A seguir vem a configuração das categorias de orçamento, que pode levar um tempo, entre semanas e meses, para identificar o padrão de vida que se pode ter, mas que pode valer a pena, ou seja, para ter a liberdade financeira e poder viajar com mais tranquilidade.

Corte de excesso de gastos

Com o dinheiro sendo empregado de maneira que se identifica os gastos, dá para entender para onde vai todo o dinheiro. No entanto, saber é apenas metade do caminho quando o objetivo é chegar à liberdade financeira.

A outra metade é exatamente cortar o excesso de gastos, e a riqueza não é resultado de gasto de dinheiro, mas sim de investimentos inteligentes. 

Cortar o excesso de gastos pode ser difícil, à princípio, mas é preciso se lembrar que há a liberdade financeira que exige determinados sacrifícios. 

Ao estipular um orçamento para viajar e gastar com balança médica digital, por exemplo, a partir do corte de excesso de gastos, é possível identificar o acúmulo de dinheiro em um menor espaço de tempo.

Inclusive, há determinados pontos que podem ser reduzidos com mais facilidade, como:

  • Bares e baladas;
  • Refeições fora de casa;
  • Streamings em excesso;
  • TV a cabo.

Quando se economiza com as marmitas que se leva para o trabalho, a cada semana que passa se torna um incentivo para continuar e recorrer à criatividade para cortar outras despesas. Afinal, não é possível assistir a todas as séries, em todos os streamings, e ainda ter TV a cabo.

Com a tecnologia disponível, talvez isso não faça mais sentido para muitas pessoas. 

Aumentar a renda mensal e a produtividade

Pode chegar uma hora que não há mais onde cortar, e os excessos foram eliminados de fato. Para alcançar a independência financeira, pode ser que seja o momento de ganhar um dinheiro extra.

Isso pode ocorrer a partir da solicitação de um aumento de salário na empresa. No entanto, é preciso estar preparado, sabendo quantas pessoas estão em cargos semelhantes, na mesma área profissional, e qual a faixa salarial é paga por outras empresas. 

É preciso estipular um valor desejado, e descrever quais as razões pelas quais merece um aumento enquanto trabalha com limpeza química para o setor industrial.

Caso não seja possível, o caminho é procurar outras fontes de renda, pois o aumento de salário pode variar entre 3% e 5%. Por outro lado, dependendo das circunstâncias e profissão exercida, mudanças de área ou empresa podem gerar um aumento médio entre 15% e 20% no salário.

Em outros tempos, a troca de empregos era desaprovada, mas a geração de millennials enxerga de outra forma, e também é um caminho em direção à liberdade financeira.

Investimentos ajudam alcançar liberdade financeira

Com um fluxo de renda fixo, somado a um ganho de dinheiro extra, pode chegar a hora em que é preciso encontrar investimentos que possam multiplicar a receita sem que exija esforço físico.

Chamada de renda passiva, há diversos investimentos que podem gerar mais dinheiro para uma pessoa, como locação de equipamentos estéticos, e assim construir um “pé-de-meia”, abrindo contas em instituições financeiras, como bancos ou corretoras dedicadas a isso.

A poupança é um modelo de investimento clássico, seguro, mas que rende pouco em relação a outros produtos disponíveis, como Tesouro Direto, CDB, criptomoedas, ações e fundos mútuos, ou ainda propriedades imobiliárias para aluguel. 

Por isso, a ajuda de um profissional é essencial para saber onde o dinheiro pode render mais conforme seu perfil de risco, e não cair em armadilhas que podem provocar a perda do capital em um investimento errado.

Uso de ferramentas certas

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar a suavizar o caminho para a liberdade financeira, e encontrar a certa facilita todo o processo, permitindo o monitoramento do progresso até alcançar o objetivo final.

As ferramentas digitais, por exemplo, podem ajudar a regular determinados investimentos de forma automática, e assim definir a economia a ser feita quanto gastos, ou até mesmo lançar desafios para aumentar as rendas.

A importância da liberdade financeira

Para uma pessoa que alcança a liberdade financeira após trabalhar com uma empresa de instalações elétricas, significa que pode fazer mais atividades que interessam, como viajar, sem ter de se preocupar com as contas e o dinheiro no banco. 

Para quem deseja ter liberdade financeira durante uma viagem de autoconhecimento, é possível explorar novas habilidades que sempre quis aprender, e assim reduzir qualquer tipo de ansiedade. 

Quem deseja viver como a maioria da sociedade nem pensa, ou seja, fugir do óbvio, é preciso estar disposto a fazer e se entregar a momentos e situações que muitas pessoas não fazem, que é pensar fora da caixa, expandir os limites e encontrar um novo modelo de vida

Pode ser que ter liberdade financeira enquanto se viaja possa apresentar momentos em que “desistir” é a única solução, mas quem se planeja corretamente consegue encontrar outras soluções, pois os desafios lançados já foram imaginados e podem ser ultrapassados.

Na verdade, é possível imaginar a vida após encontrar a liberdade financeira e dedicar parte da vida profissional a projetos de instalações elétricas prediais*, seguindo práticas que podem ser fáceis de serem aplicadas mesmo a distância e com mais tranquilidade, e assim pode fazer o que quiser, no momento que for mais apropriado.

Livre de qualquer sentimento de depressão, sem ter que pensar que as férias estão chegando ao fim, ou que é preciso voltar para uma vida comum, como a maioria da sociedade.

É exatamente para isso que a liberdade financeira serve, e tudo está na importância que se dá para uma vida nômade, ou então para um estilo de vida que pode ser adaptado a diferentes normas e padrões impostos.

Conclusão

A liberdade financeira pode ser alcançada em diferentes etapas da vida, e tudo vai depender de um planejamento ao longo dos anos, que podem ser essenciais para ter tudo o que se quer, e mesmo trabalhar enquanto se viaja.

O ponto é fugir do lugar-comum, e ter tudo que se espera enquanto se explora infinidades de destinos, surpresas, expandindo o conhecimento e colhendo memórias que são particulares, mas que podem tocar outras pessoas.

Assim, é fundamental se organizar financeiramente e considerar seus objetivos para encontrar investimentos e oportunidades que mais façam sentido com o seu perfil, promovendo rendimentos e ainda mais liberdade e segurança durante as viagens. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments (0)
Add Comment