Tudo o que você precisa saber para planejar seu primeiro intercâmbio!

Planejar um intercâmbio parece ser algo difícil e trabalhoso, e apesar de envolver muitos processos, adianto que será uma experiência muito divertida e gratificante!

Antes de tudo, gostaria de enfatizar a importância da experiência de um intercâmbio para o desenvolvimento pessoal, em qualquer faixa etária!

Fazer um intercâmbio, possibilita que você entre em contato com diferentes culturas, idiomas, pessoas e novas vivências, o que com certeza será muito enriquecedor.

Neste artigo irei te deixar por dentro de todas as etapas para planejar seu primeiro intercâmbio com sucesso!

Primeiro passo: Defina um orçamento

Primeiro de tudo, saiba quanto você está disposto a investir nesta experiência!  Com um orçamento pré definido você irá buscar por cursos e planejar a duração do seu intercâmbio dentro da sua disponibilidade financeira, fazendo apenas pequenos ajustes até encontrar o modelo ideal.

Para fazer melhor proveito de seu dinheiro e ter um intercâmbio dos sonhos é muito importante conhecer os programas existentes e os custos de cada um, então, com isso definir qual será o melhor programa de intercâmbio para você.

Alguns dos programas de intercâmbio são:

  • Intercâmbio para quem está no ensino médio que atende estudante com idade entre 14 e 18 anos
  • Intercâmbio de idiomas que é um dos intercâmbios mais procurados e indicados para todas as idades.
  • Intercâmbio com trabalho voluntário que como o próprio nome já diz, neste programa de intercâmbio você dedica seu tempo a ajudar em algum projeto social enquanto aproveita para aprender mais sobre o idioma.

–              Au pair que é um programa de baixo custo com trabalho remunerado como babá.

–              Intercâmbio de graduação ou pós-graduação que geralmente é oferecido pelas universidades em acordo com outras universidades espalhadas pelo mundo! 

O valor destes programas pode variar muito, e alguns deles, geralmente aqueles que você não precisa pagar, exigirão mais pré-requisitos do que outros, como por exemplo, boas notas, proficiência na língua escolhida entre outros pontos.

Segundo passo: Escolha o país

Logo depois de definir o orçamento, você encontrará uma infinidade de

opções de países para planejar seu intercâmbio! Confesso que talvez esta seja a parte mais difícil, pois com certeza muitos lugares chamarão a sua atenção.

Para facilitar esta tarefa, defina suas prioridades, por exemplo, se você quer aprender inglês, escolher um país que fala esta língua irá personalizar sua experiência! O clima, a cultura, a culinária e os pontos turísticos também são importantes para esta escolha.

Antes de escolher o destino do  seu intercâmbio, busque saber um pouco mais a fundo sobre os países que lhe interessam, tenho certeza que assim você fará uma ótima escolha!

Terceiro passo: Planeje o tempo de estadia

Outra etapa para planejar seu intercâmbio é definir o tempo de estadia, este tempo vai depender muito do programa de intercâmbio escolhido, da duração do curso, do orçamento e principalmente do tempo concedido de estadia no país.

Geralmente os intercâmbios mais comuns têm duração de 1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano, porém em alguns países é possível estender esse período de acordo com o tempo concedido com o visto estudantil.

Quarto passo: Escolha o tipo de curso e a escola

Há várias opções de cursos para escolher!  Muitas pessoas optam por fazer um intercâmbio para aprimorar suas habilidades linguísticas, para isto existem escolas especializadas em idiomas estrangeiros, como inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, entre outros. Essas escolas oferecem diferentes níveis de proficiência, desde iniciantes a avançadas, e geralmente têm aulas em grupos ou individuais.

Há também a possibilidade de optar por programa de intercâmbio com foco em atividades específicas, como fotografia, dança, esportes e muitos outros!

Por outro lado, se você está fazendo intercâmbio em algum programa universitário ou escolar, você muito provavelmente entrará em uma universidade/ escola para estudar a grade regular dos estudantes deste país, neste caso o aprendizado da língua estrangeira virá como uma consequência deste contato, porém nada impede conciliar um curso de idiomas durante este período.

Quinto passo: Providencie a documentação

Ao planejar seu intercâmbio você precisa estar ciente da documentação necessária para a estadia no país da mesma forma que deve providenciá-la com meses de antecedência!

os principais documentos que você precisará são:

visto estudantil: todo intercambista deve solicitar este visto para ficar dentro das regularidades durante o intercâmbio.

passaporte: o passaporte tem a duração de 10 anos, caso você já tenha um, verifique se ele estará válido durante toda sua viagem, caso não tenha, recomendo que você solicite ele no mínimo 6 meses antes de embarcar.

Certificado de vacinação: Para entrar em alguns países, além de apresentar os documentos acima, você precisará de um comprovante de vacinação. As mais solicitadas são: Vacina contra a febre amarela e a vacina contra a COVID-19.

Além disto..

Vale muito a pena contratar uma agência de intercâmbio, pois é ela quem cuidará da maior parte destas etapas para você e te ajudará a planejar a melhor experiência de intercâmbio dentro das suas expectativas.

Outro ponto a se ressaltar é a necessidade de contratar um seguro viagem. Recomendo sempre que você contrate um bom seguro viagem para estar protegido em qualquer imprevisto que possa acontecer durante seu intercâmbio.

Tenho certeza que seguindo estes passos, seu planejamento será um sucesso!

Comments (0)
Add Comment