Vídeos 360 ajudam a conhecer seu próximo destino

Uma das grandes tendências do audiovisual atualmente são os Vídeos 360, utilizados com muita popularidade em plataformas como o Facebook ou o YouTube.

No entanto, será que essa tecnologia é só um efeito interessante nas redes sociais ou tem utilidade prática na vida real? Tem sim! Atualmente, são muitas as empresas e serviços que encontraram uso para os Vídeos 360.

Uma das principais aplicações dessa tecnologia está no mundo do turismo, sendo usado por muitas instituições nessa área. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que são os Vídeos 360?

Os Vídeos 360 são feitos com câmeras especiais e permitem que a informação seja organizada em 360º. Por isso, é possível ver conteúdo em todos os ângulos e maneiras.

No geral, existem dois tipos de vídeos 360: o monoscópio e o estereoscópico. No primeiro, o conteúdo é produzido com várias fotos ou vídeos filmados em diferentes direções e depois “grudados” em uma única imagem. O conteúdo é bem acessível e controlado pelo mouse, mas a realidade da imagem é um pouco abaixo do padrão. Exemplos são os vídeos que estão no Google Street View e players como o Facebook ou o YouTube 360.

Já o outro são feitos com câmeras específicas e dão maior sensação de qualidade e realismo, sendo utilizados em óculos VR.

Como são usados no turismo?

No mercado do turismo, os Vídeos 360 estão se tornando uma das ferramentas mais interessantes para as empresas e instituições que trabalham com esse segmento.

Em poucas palavras, os Vídeos 360 são ferramentas muito úteis para simular uma realidade para as pessoas antes mesmo que eles possam fazer a viagem.

Para as agências de viagem, por exemplo, os Vídeos 360 são usados para dar ao consumidor um “gostinho” do que vão poder provar ao viajar para determinado país, cidade ou fazer uma experiência específica.

Já os museus e outras instituições históricas estão usando os Vìdeos 360 como ferramentas de ampliação das suas experiências. Imagine, por exemplo, ver um quadro do Van Gogh e, depois, usar óculos VR para um experimento que recrie obras do artista? Pois isso já existe!

A cidade de Abu Dhabi, por exemplo, é outra que utiliza os Videos 360 para poder atrair mais turistas, recriando alguns dos seus ambientes mais bonitos e atrativos para serem exibidos em realidade virtual para as pessoas pelo mundo.

Por fim, é importante entender que os Vídeos 360 são também uma maneira de complementar a experiência de turismo. Por exemplo, imagine que você visite uma ruína romana na Itália.

Com o uso dos Vídeos 360, trabalho histórico e recriação digital, é possível propor aos turistas uma visão de como seria aquela ruína no passado. Não seria incrível?

Como produzir os vídeos na sua ação?

Para quem quer fazer Vídeos 360 para inserir em sua estratégia de marketing ou de negócios, saiba que não é tão simples assim usar a ferramenta.

É até possível comprar uma câmera adaptada para fazer Vídeos 360, mas o resultado tende a não ficar muito bom.

A melhor solução, portanto, é contratar uma produtora especializada no assunto, capaz de produzir por conta próprias os vídeos em 360 graus para serem usados em sua estratégia comercial.

Só lembre que o recurso, por si só, não faz milagre. É preciso utilizá-lo de maneira adequada, pensando em causar o máximo de impacto possível e com o objetivo de angariar mais clientes para o seu negócio.

E aí, gostou de saber mais sobre o uso dos Vídeos 360 no turismo? Sem dúvidas que a ferramenta ainda será muito utilizada no futuro!

Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

Comments (0)
Add Comment