Confira dicas essenciais de como se planejar para uma viagem de bike

0

- Advertisement -

Você já se imaginou pedalando de bicicleta pela América Latina ou por algum circuito maravilhoso no interior do Brasil?

Se sim, então precisa aprender como se planejar para uma viagem de bike. Afinal, apesar de incrivelmente recompensador, a jornada exige certa preparação por causa dos seus riscos.

Muitas pessoas até começam a viagem bem, mas acabam voltando de carro ou avião no meio do caminho porque não conseguiram se planejar corretamente.

Entre falta de dinheiro, de comida ou simplesmente falta de fôlego, existem vários perigosos e obstáculos para conseguir cumprir adequadamente o trajeto pretendido.

Quer ver algumas dicas que vão ensinar você como se planejar para uma viagem de bike? Então siga a leitura do texto abaixo!

7 dicas de como se planejar para uma viagem de bike

1. Se prepare fisicamente

O principal desafio de como se planejar para uma viagem de bike é cuidar do seu corpo. Quem anda de bicicleta apenas por lazer, não costuma pensar no exercício como algo realmente pesado.

No entanto, para poder completar um percurso de bicicleta de algumas centenas de quilômetros, é necessário ter um preparo físico considerável. Portanto, antes de começar a pedalar, treine o seu corpo para isso.

Uma boa ideia é compartilhar a sua ideia com um personal trainer e fazer uma rotina de treinos focada no objetivo. Outra é começar seguindo a recomendação da OMS de 150 minutos semanais de exercício físico.

2. Faça um planejamento financeiro

Viajar de avião, ônibus ou carro custa dinheiro. Viajar de bike também. Não exatamente a mesma quantia, mas são gastos diferentes.

Em primeiro lugar, você não estará trabalhando, o que significa que deve tentar sair nas suas férias ou algo do tipo.

Em segundo lugar, você terá vários gastos antes da sua viagem (verá alguns aqui) e durante ela também, incluindo comida, hospedagem e equipamentos para o trajeto.

3. Faça um check-up médico

Como é óbvio, não pense em sair pedalando sem antes fazer um check-up médico.

Existe muita coisa que pode dar errado na sua viagem de bike, especialmente se ela for feita em uma região com pouco acesso médico, como áreas mais remotas do Brasil.

O ideal é fazer um check-up médico para saber se está tudo em ordem e um odontológico também, já que você não quer ter uma crise de dor de dente no meio da viagem.

4. Garanta seu equipamento

Um dos pontos de como se planejar para uma viagem de bike é conseguir os equipamentos adequados para isso.

Existem alguns itens que serão necessários em qualquer trajeto e outros mais específicos. Veja alguns exemplos:

  • sapatilhas de ciclismo;
  • alforges;
  • bolsa de guidão;
  • kit de chuva ou temperaturas mais extremas;
  • barraca para acampar (caso necessário);
  • cordas;
  • kit de primeiros socorros.

5. Verifique seus equipamentos eletrônicos

Além dos equipamentos básicos para viagem, você também precisará de alguns itens eletrônicos ou elétricos.

Eles ajudarão na navegação, mas também em ter um pouco de conforto e até podem ajudar a se livrar de enrascadas. Confira:

  • celular;
  • GPS;
  • baterias;
  • carregadores;
  • cabos;
  • HD para backup de vídeos ou imagens;
  • câmera fotográfica;
  • lanterna;
  • celular reserva.

6. Prepare seu roteiro do jeito certo

Quando for planejar a sua viagem de bike, um ponto importante deve ser analisar qual o melhor roteiro para o trajeto.

Se for a sua primeira vez, o mais adequado é ir em um roteiro já testado e usado por muita gente, especialmente iniciantes. Existem roteiros de cicloturismo montados justamente para isso.

Isso porque nós nunca sabemos o que esperar de verdade da viagem até fazê-la e, portanto, o apoio de um roteiro mais leve e bastante testado é a melhor opção.

No entanto, se você pretender fazer um roteiro próprio, o ideal é ser realista com a quantidade de quilômetros que você consegue percorrer por dia. Não esqueça de considerar que há um impacto significativo de longo prazo na viagem.

Por exemplo, é relativamente “fácil” conseguir muitos quilômetros no primeiro dia. No entanto, suas pernas estarão doendo no segundo dia. No terceiro e quarto dias, o acúmulo de cansaço será enorme.

Portanto, faça o seu planejamento pensando nessas situações e não esqueça de adicionar alguns dias de descanso no meio do caminho.

7. Revise sua bike

Se as pessoas vão sair de férias com o carro, elas precisam revisá-lo antes. Com a bike é a mesma coisa, especialmente porque uma mecânica especializada no assunto não é tão comum assim.

Além disso, pode não ser tão fácil encontrar peças para trocar no meio da viagem. Por isso, o ideal é revisar peça por peça antes de viajar.

Aprender no Youtube como trocar algumas peças ou corrigir problemas comuns pode ser bem útil (inclusive, teste os tutoriais em casa antes, caso julgue necessário).

Nos seus equipamentos, leve alguns itens suplentes para se prevenir contra acidentes, como câmaras de ar, bombas, pastilhas de freio e correntes extras.

E aí, aprendeu como se planejar para uma viagem de bike?

Lembre-se de que a ideia é curtir o momento, mas sempre com segurança. Além disso, tenha sempre um plano B para conseguir voltar para casa, se necessário.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com seus amigos e comece a planejar uma viagem em grupo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.