Correr ou andar de bike: qual a melhor opção?

0

- Advertisement -

Dois dos esportes e atividades mais praticadas na atualidade são a corrida e o ciclismo, já que tais práticas conseguem trazer uma grande gama de benefícios em prol da saúde para os seus praticantes.

Entretanto, é um fato que uma grande parcela da população fica em dúvida entre estas duas atividades.

Pode-se dizer que tanto a corrida quanto o ciclismo possuem suas próprias características e pontos fortes, auxiliando cada indivíduo da sua própria maneira a alcançar diferentes objetivos.

Sendo assim, caso você queira aprender um pouco mais sobre estes dois esportes, para assim, saber qual é a melhor opção para você e seus objetivos, é fundamental que você busque se atentar a todas as informações a seguir.

Correr

A corrida acabou se tornando uma das maiores tendências de esportes na atualidade, tendo em mente que a grande maioria da população busca realizar tal prática ao menos 1 vez na vida, em busca dos seus benefícios, sendo alguns deles:

  • Redução do peso corporal;
  • Aumento da capacidade cardiorespiratória;
  • Melhora o nível de colesterol;
  • Ganho de massa muscular;
  • Redução dos riscos de doenças cardíacas e infartos;
  • Redução da variação da pressão arterial;
  • Auxilia na ativação da circulação sanguínea;
  • Entre outros.

Por conta destes pontos, a corrida acabou se tornando extremamente famosa, além de que, as corridas também servem como um momento de lazer, descarregando o estresse e melhorando a saúde mental do indivíduo.

Equipamentos necessários

A maior dúvida que a população acaba desenvolvendo antes de começar a praticar a corrida, é em relação aos equipamentos necessários para ter uma melhor experiência do esporte.

Felizmente, a corrida se trata de um esporte extremamente simples e barato, bastando ter os seguintes equipamentos: tênis confortável para corrida, uma camisa arejada, um boné ou viseira para dias ensolarados, uma garrafa de água e um frequencímetro.

Andar de bicicleta

O ciclismo também acabou se tornando um dos esportes mais famosos na atualidade, por conta dos inúmeros benefícios e vantagens que a sua prática acaba entregando. Além disso, também vale dizer que para muitos ciclistas, praticar o ciclismo serve como uma terapia e um ótimo momento de lazer.

Isso acontece por conta das experiências e localidades únicas que o ciclismo consegue nos levar, distraindo a nossa mente dos nossos problemas e estresses diários. Alguns dos benefícios e vantagens para a saúde que o ciclismo entrega são:

  • Forte potencial de emagrecimento;
  • Desenvolvimento do tônus, força e massa muscular;
  • Melhora a respiração e aumenta o fôlego;
  • Auxilia no combate contra o colesterol;
  • Auxilia no combate e prevenção de diabetes;
  • Auxilia a controlar a pressão arterial;
  • Entre outros.

Equipamentos necessários

Infelizmente, diferentemente da corrida, o ciclismo apresenta alguns equipamentos obrigatórios mais caros e indispensáveis para garantir a segurança do ciclista, tornando o esporte um pouco menos acessível para algumas pessoas.

Estes equipamentos são: Uma bicicleta do seu tamanho com marcha, uma garrafa de água, um capacete, tênis ou sapatilha, short e camisa de ciclismo e uma sinalização para pedaladas noturnas.

Saiba qual é a melhor opção para alguns aspectos de saúde

Com isso, pode-se dizer que você já está por dentro de todas as principais características que o ciclismo e a corrida entregam para os seus praticantes, portanto, chegou o momento em que você conseguirá observar qual a melhor opção dentre estes dois esportes de acordo com alguns aspectos de saúde.

Perder peso

Primeiramente, decidimos falar sobre a perda de peso, tendo em mente que a grande maioria da população busca praticar tais esportes em busca do emagrecimento.

Sendo assim, diversos estudos e experimentos mostraram que o ciclismo acaba sendo a melhor opção para a perda de peso, já que as pedaladas envolvem um movimento repetitivo que pode ser prolongado por grandes períodos de tempo, mesmo que o indivíduo não apresente grande resistência, diferentemente da corrida.

Circulação sanguínea

A circulação sanguínea é uma característica oferecida tanto pelo ciclismo quanto pela corrida, e por conta disso, é impossível dizer qual dos dois esportes oferecem uma melhor circulação.

Ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular também acaba sendo um dos pontos decisivos que levam as pessoas a praticar estes dois esportes. Pode-se dizer que a corrida acaba ganhando neste ponto, já que ela trabalha uniformemente todos os músculos do corpo, enquanto o ciclismo tem um foco maior nas pernas.

Gasto calórico

Outro ponto que o ciclismo e a corrida acabam empatando é no gasto calórico, tendo em vista que as duas atividades possuem um alto gasto de calorias, entretanto, vale dizer que a corrida acaba apresentando resultados mais efetivos em um espaço de tempo menor.

Tonificação muscular

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar sobre a tonificação muscular, um ponto que o ciclismo acaba levando, já que diversas pesquisas e experimentos mostraram a sua grande eficiência para desenvolver e melhorar o tônus muscular.

Com isso, pode-se afirmar que você já está por dentro de todas as características do ciclismo e da corrida, podendo assim, escolher a melhor opção para você.