14 melhores coisas para fazer em Inverness, na Escócia
Amplamente considerada uma das cidades mais bonitas do Reino Unido, Inverness com toda certeza deve estar em sua lista de lugares para visitar na Escócia. Como a maior cidade das terras altas escocesas, ela serve como o ponto de partida perfeito para aqueles que desejam visitar esta região.
Mas não se apresse em deixar a “Capital das Terras Altas” para trás. Há diversas boas razões para ficar um pouco mais na cidade. Além de seu belo cenário, onde o Rio Ness deságua no amplo Moray Firth, ela também é o lar de muitas igrejas históricas, fortalezas, ruas charmosas e caminhos ribeirinhos para passear, além de possuir ótimos locais para compras, restaurantes e entretenimento para experimentar.
E você não precisa se aventurar muito longe de Inverness para conhecer algumas das atrações turísticas mais conhecidas da Escócia. O Lago Ness, suposto lar do famoso monstro marinho Nessie, fica a menos de 15 minutos de carro da cidade, com seu famoso Castelo de Urquhart a uma curta distância de carro ao longo da costa do lago. O local de batalha mais infame das Terras Altas da Escócia, Culloden, onde os ingleses cimentaram seu domínio sobre o país, também fica próximo da cidade.
Para saber mais sobre esta bela cidade escocesa, não deixe de ler este artigo sobre as melhores coisas para fazer em Inverness.
Observação: algumas empresas podem estar temporariamente fechadas devido a problemas globais recentes de saúde e segurança.
1. Visite o Mighty Fort George
A vinte minutos de carro a leste do centro de Inverness, no ponto mais estreito do Firth of Forth, fica o Mighty Fort George. Construído logo após a derrota dos escoceses em 1746 na Batalha de Culloden, serviu como um lembrete aos inquietos escoceses de que Londres e a monarquia inglesa estavam firmemente no comando.
Sendo essa a maior fortaleza de artilharia nas Ilhas Britânicas, ela se estende por quase um quilômetro de comprimento. Sua forma única foi projetada para permitir que seus defensores disparem com suas armas em praticamente qualquer direção em que um inimigo possa se aproximar. Muitas dessas armas originais ainda podem ser vistas aqui, incluindo uma impressionante coleção de canhões e outras armas como mosquetes, lanças e espadas.
Outros destaques incluem exposições que revelam a vida de soldados comuns na época, incluindo uma espiada em seus quartéis, arsenal e outras áreas. Há também um museu dedicado aos Highlanders da Rainha, além de um centro de visitantes com uma loja de presentes.
2. Passeie pelas margens do Rio Ness e visite as Ilhas Ness
Explorar a bela área ribeirinha de Inverness é algo imperdível. Algumas pessoas mais aventureiras podem querer enfrentar a caminhada de quase 12 quilômetros do centro de Inverness até a margem leste do Loch Ness e pegar a Loch Ness 360° Trail, uma rota circular que abrange todo o lago, enquanto aqueles com menos tempo ou energia podem se divertir dentro da própria cidade.
Começando no centro da cidade, o Ness Walk segue as duas margens do rio em um circuito de três quilômetros. Ao longo do caminho, você terá a chance de avistar a vida selvagem, prestar suas homenagens no Inverness War Memorial e admirar os muitos jardins ao longo da rota.
As Ilhas Ness, uma série de pequenas ilhas localizadas no meio do rio, também são divertidas de explorar. Acessíveis por uma série de atraentes pontes da era vitoriana, as ilhas são um ótimo lugar para relaxar e desfrutar de um piquenique à beira do rio. A Greig Street Bridge, construída em 1880, é outra passarela que você vai querer atravessar por suas belas vistas da cidade e do rio.
3. Castelo de Inverness
Embora atualmente apenas uma parte do Castelo de Inverness esteja aberta ao público, você ainda vai querer incluí-lo na sua lista de lugares para visitar em Inverness. Construído em arenito local, possui jardins encantadores que valem a pena explorar.
Há também um ótimo mirante com vista para o rio e para a cidade. Embora seja necessário subir algumas escadas íngremes para acessá-lo, vale a pena para aqueles que desejam uma ótima foto para levar para casa.
Além disso, faça um planejamento para retornar ao castelo no futuro. Existem planos em andamento para transformá-lo em uma atração multimilionária, chamada “The Spirit of the Highlands”, que mostrará a herança cultural e a beleza natural da região enquanto dá nova vida ao castelo.
4. Explore um mundo de plantas no Inverness Botanic Gardens
Desde que foi inaugurado em 1993, passear pelo Inverness Botanic Gardens provou ser outra atividade popular na Capital das Terras Altas. O fato de os jardins estarem localizados a poucos minutos a pé das Ilhas Ness significa que eles também podem ser percorridos como parte da caminhada ao longo da rede de trilhas na margem do rio.
Os destaques de uma visita na primavera e no verão incluem explorar os muitos canteiros coloridos do parque, enquanto suas estufas podem ser visitadas durante todo o ano. Essas coleções de plantas de interior incluem espécimes de florestas tropicais, bem como plantas do deserto.
Uma agradável cachoeira e um grande lago com peixes também estão no local. Visitas guiadas estão disponíveis, mas requerem aviso prévio.
5. Museu e Galeria de Arte de Inverness
Os aficionados por cultura e fãs de arte também encontrarão muitas coisas divertidas para fazer em Inverness. Se você faz parte desses grupos, então você vai querer visitar o Museu e Galeria de Arte de Inverness.
Localizada a poucos passos do Castelo de Inverness, esta instalação que foi recentemente renovada combina exposições de história local com mostras de importantes obras de arte relacionadas às Terras Altas da Escócia. As importantes obras de arte em exibição incluem uma série de retratos do clã Stuart, incluindo um de Bonnie Prince Charlie que Oliver Cromwell pendurou de cabeça para baixo como forma de insulto.
Também vale a pena ver a coleção do museu de recordações das Terras Altas, gaitas de foles e armas. Um café está localizado no local.
6. St. Andrew’s Cathedral
Outra atração imperdível de Inverness, localizada perto do castelo, é a Catedral de St. Andrew. Construída em 1869 e uma adição relativamente recente à extensa lista de edifícios atraentes da cidade, sua localização à beira do rio e design, sem dúvida, a torna uma das igrejas mais bonitas da Escócia.
A catedral anglicana mais ao norte da Grã-Bretanha, é notável por seus belos vitrais, bem como seus móveis de interior e esculturas em pedra. O local também possui um excelente café e uma loja de presentes.
Fique atento aos sinos da catedral, que podem ser ouvidos em toda a cidade e dizem estar entre os melhores da Escócia.
7. Canal da Caledônia
Concluído em 1849, o Canal da Caledônia continua sendo um dos feitos mais significativos da engenharia na Escócia. Seguindo de Fort William, no oeste, até Inverness, o canal faz uso do Loch Ness e de outros cursos d’água naturais em cerca de 60% de sua rota de quase 100 quilômetros.
Embora tenha sido construído para permitir o tráfego marítimo e evitar viagens pela ponta norte da Escócia, geralmente tempestuosa e difícil de navegar, a maior parte das embarcações que agora navegam nas águas do canal são voltadas para recreio.
8. Faça uma viagem ao Lago Ness e ao Castelo de Urquhart
A apenas 30 minutos de carro ou ônibus do centro de Inverness, você se verá olhando para o lago mais famoso da Escócia, o Lago Ness. Se o tempo for curto e você não puder circundar todo o lago, siga para a costa norte.
Lá você encontrará as ruínas do espetacular Castelo de Urquhart. Certifique-se de dedicar algum tempo ao centro de visitantes, com suas exposições e artefatos relacionados ao seu importante papel na história escocesa.
Se você puder fazer toda a jornada ao redor do lago, espere levar pelo menos um dia para ver tudo. O Loch Ness Centre & Exhibition é imperdível, especialmente para aqueles que desejam aprender mais sobre o famoso e indescritível Monstro do Lago Ness.
9. Eden Court Theatre
O Eden Court Theatre é um ótimo lugar para quem procura um pouco de diversão e entretenimento noturno. Contendo dois teatros de última geração, além de estúdios de dança e cinemas, sua construção acomodou importantes estruturas do século XIX, incluindo um antigo palácio e uma igreja, tornando-se a maior instalação desse tipo na Escócia.
Sua lista regular de entretenimento inclui apresentações teatrais profissionais, concertos de música clássica, Além de shows de bandas de rock e pop em turnê. Um programa variado de workshops também é fornecido. Um café também está localizado no local.
10. Visite o Culloden Battlefield e Culloden Viaduct
A apenas 10 minutos a leste de Inverness de carro, você se encontrará na pequena, mas historicamente significativa comunidade de Culloden. Foi neste local que, em 1746, as tropas escocesas e inglesas travaram sua última batalha, que terminou com a derrota do clã Stuart em sua tentativa de recuperar a coroa escocesa.
Exposições e filmes de última geração no centro de visitantes, juntamente com edifícios preservados da época, contam a história em detalhes. Por isso certifique-se de reservar pelo menos algumas horas para ver tudo, pois vale a pena aprender mais sobre esse momento crucial da história da Escócia.
Depois, faça um pequeno desvio para apreciar o espetacular viaduto Culloden. Também conhecido como Viaduto Nairn, foi construído em 1898 e seus 29 vãos fazem dele o mais longo viaduto do país. Enquanto ainda está em uso e não pode ser percorrido, você pode tirar ótimas fotos do viaduto da beira da estrada.
11. Visite a Abertarff House, edifício mais antigo de Inverness
Construída em 1593 e ainda de pé na Church Street, a Abertarff House é famosa como o edifício mais antigo de Inverness. Agora uma propriedade do National Trust, esta antiga casa perfeitamente preservada oferece uma visão de como era a vida na época da Revolução Jacobita.
Expositores fascinantes fornecem detalhes de proprietários anteriores, e o café no local fará com que você queira ficar um pouco mais. A entrada no local é gratuita.
12. Faça compras no Victorian Market
Depois de todos os passeios turísticos de Inverness, faça uma pausa e aproveite a experiência de compras mais exclusiva da cidade.
Construído em 1890, o Victorian Market é uma galeria comercial que abriga uma variedade de lojas de varejo de propriedade independente, incluindo algumas que vendem presentes artesanais exclusivos. Uma série de experiências gastronômicas também estão localizadas aqui.
13. Vá para o Scottish Kiltmaker Visitor Centre
Falando em compras, nada diz “eu estive na Escócia” como um kilt genuíno feito nas Terras Altas. Faça um passeio até Huntly Street e você encontrará o Scottish Kiltmaker Visitor Centre, um local de compras único que oferece um vislumbre fascinante da história e do significado da roupa formal tradicional da Escócia.
Os destaques incluem exibições de vários tartans de clãs, bem como a chance de realmente assistir kilts sendo feitos nas oficinas no local. Kilts artesanais também estão disponíveis para compra.
14. Antiga Igreja de St. Stephen’s
Embora construída em 1700, a Antiga Igreja de St. Stephen’s fica em um local religioso muito mais antigo que relembra os tempos celtas. E essa foi certamente uma boa escolha de localização. Com vista para o Rio Ness, é uma igreja extremamente fotogênica.
Certifique-se de dar uma olhada em seu interior. Os destaques incluem o órgão histórico da igreja, recentemente restaurado e colocado à prova regularmente durante os cultos e recitais.