A capital de Goiás possui mais de 600 bairros que agradam diferentes estilos de moradores, tendo alguns que se destacam entre as demais
Quem busca por apartamentos para alugar em Goiânia certamente tem em mente a qualidade de vida, o clima interiorano em plena capital e a ampla variedade de lazer. E não é para menos, afinal, a cidade está entre as 10 melhores capitais para se viver em todo o país, segundo a pesquisa Desafio da Gestão Municipal (DGM) 2021.
Mas para aproveitar todos os pontos fortes do município localizado no centro de Goiás, é preciso também acertar na escolha do bairro. Na hora de selecionar o local para morar, alguns detalhes devem ser observados. Entre eles, é importante analisar regiões que ofereçam a melhor infraestrutura, segurança, acessibilidade e a localização em relação a hospitais, instituições de ensino, mercados e outros comércios essenciais.
Embora a cidade apresente uma lista extensa com mais de 600 bairros, há alguns nomes que se destacam entre os demais. Jardim Goiás, Setor Bueno, Setor Marista, Setor Oeste e Setor Sul oferecem particularidades que agradam diferentes públicos de moradores.
Jardim Goiás
O Parque Flamboyant é um dos mais populares do bairro. (Foto: Reprodução/Dia Online)
Situado em uma das regiões nobres de Goiânia, o bairro Jardim Goiás é um dos mais tradicionais da capital e dispõe de uma infraestrutura privilegiada. Os moradores da região conseguem usufruir de mercados, bares, restaurantes e locais populares conhecidos em todo o estado, como o Flamboyant Shopping e o Autódromo Internacional de Goiânia.
No Jardim Goiás está localizado o Estádio Desportivo Serra Dourada, casa dos times Goiás Esporte Clube, Atlético Clube Goianiense e o Vila Nova Futebol Clube. Além disso, o bairro também abriga um dos parques mais conhecidos da cidade, o Parque Flamboyant, que conta com 125 mil metros quadrados de área de lazer.
A presença desses atrativos ajudaram a valorizar o bairro, mas os empreendimentos também não ficaram para trás. As opções de imóveis para moradia no Jardim Goiás são diversas e de alto padrão de qualidade.
Setor Bueno
O Parque Vaca Brava é um dos destaques do Setor Bueno. (Foto: Reprodução/Poder Goiás)
O Setor Bueno é um dos mais modernos e cobiçados bairros de Goiânia. O local já teve um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais elevado da capital (0,953), segundo levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicado em 2014. Tal feito é resultado de uma ampla infraestrutura comercial e da instalação de serviços de qualidade na região.
Cercado por uma vasta opção de lazer e cultura, restaurantes, academias, supermercados e prédios imponentes, o Setor Bueno chama a atenção das pessoas que procuram moradias bem localizadas e com fácil acesso a bairros vizinhos. Além disso, a região também é conhecida por sua grande infraestrutura escolar, oferecendo diferentes opções para o ensino fundamental e médio.
O bairro ainda se destaca pela vasta oferta de transporte público e empreendimentos imobiliários. Quem busca por imóveis para morar na região consegue encontrar casas e apartamentos modernos e antigos com preços variados, entre médio e alto padrão.
Setor Marista
Bairro Setor Marista é um dos mais valorizados da capital. (Foto: Reprodução/Poder Goiás)
O Setor Marista está localizado em uma das áreas mais nobres da capital e, por esse motivo, chama a atenção de quem procura um imóvel para morar. Conhecido pela tranquilidade, o bairro ganha favoritismo entre as pessoas de alto poder aquisitivo e acaba sendo um dos mais valorizados e cobiçados de Goiânia.
Historicamente, o Setor Marista fazia parte de outro bairro chamado Setor Pedro Ludovico, mas em 1962 houve a separação entre os dois, devido à instalação do Colégio Marista, presente na região até os dias atuais.
Além de ter fácil acesso a outros locais da capital e oferecer diversos pontos de comércio e lazer, o bairro ganha destaque pelo seu polo gastronômico, que abriga os melhores restaurantes da cidade. Todas essas características dão aos moradores da região um estilo de vida cosmopolita e muitas opções de diversão.
Setor Oeste
Letreiro “Eu amo Goiânia” fica localizado na Praça do Sol no bairro Setor Oeste (Foto: Reprodução/Mais Goiás)
O bairro Setor Oeste iniciou sua expansão nas décadas de 1970 e 1980 e está localizado entre dois parques populares da capital: o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas. A região atrai olhares de quem procura por locais arborizados em meio à vida urbana e boa qualidade de vida.
Os parques são, inclusive, grandes atrativos do bairro. Um deles, chamado Praça do Sol, virou um ponto turístico por receber um monumento que diz “Eu amo Goiânia”, que rende fotos para as redes sociais.
Além disso, o Setor Oeste é um dos braços financeiros da capital e possui alta concentração de hotéis e bancos. Ao andar pelas ruas do bairro, é possível notar diversos estabelecimentos com funcionamento 24 horas, prédios, restaurantes, academias, hospitais, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás. Na região, os moradores também podem aproveitar o zoológico de Goiânia, uma opção de passeio para toda a família.
Parque Amazônia
O Parque Amazônia tem passado por transformações e elevado a qualidade de vida de seus moradores. (Foto: Reprodução/Curta Mais)
Um dos bairros que também se destaca entre os mais de 600 da capital é o Parque Amazônia. A região é uma boa opção para quem deseja escapar de grandes engarrafamentos e ter acesso mais fácil a comércios, centros culturais e residenciais.
Embora apresente um tamanho menor do que os demais bairros da cidade, o Parque Amazônia possui uma boa infraestrutura que atende bem seus moradores. Além disso, a região está passando por grandes transformações e há lançamentos de imóveis modernos de forma frequente.
Na região, os moradores também podem aproveitar a presença de shoppings centers, restaurantes, bares, hospitais, clubes, academias, clínicas de estética e outros tipos de serviços.