Saiba como aumentar suas vendas de turismo online

Um dos setores de maior movimentação econômica em todo o mundo é o turismo. Com a evolução dos recursos tecnológicos resultando em um mundo altamente conectado, tornou-se extremamente comum a venda de pacotes de turismo online – permitindo a conexão em real e virtual.

Algo que é desejado por todas as empresas, em qualquer ramo, é a potencialização no mercado, com aumento no número de vendas. Desde a indústria farmacêutica, alimentícia, até mesmo companhias de medicina do trabalho clínica, e isso não seria diferente para companhias de turismo, principalmente as que atuam digitalmente.

Sendo assim, as empresas responsáveis por proporcionar serviços de turismo, desde viagens, hospedagens e atividades nas cidades visitadas, precisam se adaptar a essa modernidade para aumentar o número de negócios no ambiente virtual.

Se esse também é o seu interesse, confira a seguir algumas das dicas mais valiosas de como aumentar as suas vendas de turismo online.

Faça estratégias de marketing adequadas

A primeira dica essencial e que pode aumentar as vendas em qualquer negócio, desde uma empresa que vende compressor parafuso manutenção até agências de turismo, é realizar altos investimentos nas estratégias adequadas de marketing.

Pensando em uma empresa que tem suas operações focadas no virtual, ou seja, comércio online, é indispensável estudar e aplicar as melhores estratégias de marketing digital. 

Afinal, essas aplicações permitem que sua empresa seja mais frequentemente – e facilmente – encontrada.

Além de aumentar a visibilidade do seu negócio, as estratégias adequadas de marketing têm papel fundamental em convencer os potenciais clientes de que o seu produto é o melhor disponível no mercado, que irá atender as necessidades dos consumidores, e de criar um relacionamento valioso de longo prazo.

Listamos alguns dos pontos fundamentais para aplicar com eficiência várias estratégias de marketing diferentes, são eles:

  • Conhecer e aplicar técnicas de SEO;
  • Ter um blog da sua marca;
  • Ser presente nas redes sociais;
  • Fazer e-mail marketing;
  • Investir em marketing de atração e de conteúdo.

Marketing de conteúdo

O último tópico citado na lista de pontos fundamentais merece um maior detalhamento, afinal, o marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de atrair e conquistar novos clientes.

Esse tipo de marketing é aplicado por diversos setores, desde a pulverizador agrícola preço, passando por comerciantes de produtos variados, e chegando nas empresas de turismo online.

Basicamente, o marketing de conteúdo tem como objetivo fornecer os materiais de maior relevância para os possíveis clientes, a fim de atender as necessidades e dúvidas que os visitantes da sua página possuem.

Ou seja, são estratégias que visam conquistar o público a partir de seus próprios interesses, sem tentar vender de forma desesperada, mas mostrando que o seu produto é a resolução dos problemas dos potenciais compradores.

Além disso, investir em marketing de conteúdo é essencial para segmentar seus consumidores, isto é, atingir o público-alvo correto. Afinal, as estratégias dessa categoria tendem a atrair somente quem está de fato interessado nos assuntos tratados, qualificando os contatos.

Uma empresa que confecciona estruturas para grandes eventos, ao produzir um marketing de conteúdo relevante, deve atrair possíveis compradores que pesquisem por “empresa de galpão pré moldado” na internet, por exemplo.

Para o turismo, esse tipo de marketing se torna extremamente vantajoso quando pensamos no que pode ser utilizado pelas estratégias. 

Estamos falando de posts completos em blogs e redes sociais, livros digitais, áudios, artigos e, principalmente, vídeos e imagens.

Imagens e vídeos

Pode parecer um pouco óbvio, mas dentro das estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para empresas de turismo, dois dos recursos mais valiosos são imagens e vídeos.

Assim como uma empresa que realiza esquadria de pvc precisa mostrar que os procedimentos são seguros e eficientes, as companhias de turismo devem mostrar que as viagens serão as melhores para os clientes, destacando os destinos e atividades.

Além disso, quando pensamos em vídeos, eles são extremamente dinâmicos e podem ser usados em diversas plataformas, ampliando o potencial de alcance e compartilhamento.

Desse modo, é possível exibi-los nos sites, blogs, espaços físicos da sua empresa e principalmente nas movimentadas redes sociais.

Por isso, invista na obtenção de boas fotos e imagens dos principais destinos dos pacotes de viagem, de preferência originais, assim como na produção de bons vídeos, dinâmicos e atrativos para os consumidores.

Parcerias

Ainda pensando nas melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas no turismo online, outro recurso valioso é a realização de parcerias.

Assim como uma empresa de consultoria em saúde ocupacional pode realizar parcerias com construtoras e grandes redes de supermercado, agências de turismo podem se aliar com redes de hotéis, por exemplo.

Uma das principais vantagens na realização de parcerias é que elas costumam ser benéficas para todos os envolvidos, tanto a sua empresa quanto às redes – por exemplo – conquistam mais clientes que, por sua vez, terão os serviços mais completos em pacotes únicos e especiais.

Mas, não só as parcerias com outras empresas podem ser valiosas. Hoje em dia, com o altíssimo uso das redes sociais, muitas marcas se aliam com pessoas influentes nessas mídias para a divulgação dos produtos e serviços.

Nesse contexto, pode ser interessante entrar em contato com alguns influenciadores digitais, a fim de se realizar diferentes modelos de parcerias para divulgação dos serviços da sua empresa de turismo online.

Tenha valores competitivos no mercado

Além do marketing digital eficiente, para que você consiga aumentar o número de vendas da sua empresa é essencial possuir preços que consigam competir no mercado – e isso é válido para qualquer setor.

Desde empresas do setor industrial, que vendem itens como manutenção mecânica industrial* até a sua agência de turismo que comercializa pacotes de viagem online, todos devem se adaptar ao mercado e suas exigências para se manter competitivo. 

Isso não significa praticar os mesmos orçamentos, mas sim saber como destacar seus diferenciais para que os valores agregados sejam compreendidos pelos potenciais clientes, de modo que adquiram seus produtos mesmo que o preço seja um pouco mais elevado que o dos concorrentes.

Além disso, não basta se adaptar aos valores, é necessário fazer com que o seu produto se destaque no meio dos concorrentes, oferecendo vantagens especiais. Inclusive, é a essa característica que damos o nome de valor agregado.

O comprador precisa ter motivos para escolher a sua empresa ao invés de outras, para isso, você precisa estudar a melhor maneira de divulgar e oferecer produtos com diferenciais, mantendo os valores acessíveis aos consumidores.

Promoções

Uma prática extremamente comum, relacionada com o tópico de valores competitivos, é a realização de promoções para aumentar as vendas. 

Grandes descontos costumam ser um dos fatores mais decisivos para os clientes no momento de tomada de decisão, isso é, na hora de escolher com qual empresa ele vai comprar.

Normalmente, para pacotes de viagens, são oferecidas promoções em períodos específicos do ano, como feriados e eventos regionais. 

Sendo assim, é importante estudar as melhores formas de conseguir reduzir os preços a fim de aumentar as vendas.

Programas de fidelidade

Outra excelente prática que pode potencializar de maneira eficiente as suas vendas é a criação de programas de fidelidade. 

Basicamente, um programa de fidelidade é uma maneira de recompensar clientes frequentes de um determinado negócio, estimulando-os a voltar.

Com isso, o processo pode ser feito de diversas formas, mas o funcionamento básico é sempre o mesmo: quanto mais o cliente comprar da sua loja, mais vantagens ele pode ter. 

Dentre diversas recompensas que podem ser aplicadas em um programa de fidelidade, podemos citar:

  • Brindes exclusivos;
  • Descontos especiais em novos produtos;
  • Formas flexíveis de pagamento;
  • Participações em sorteios de grandes prêmios.

De modo a ilustrar este tópico, considere uma empresa que fornece materiais para grandes construtoras.

Para o sistema de fidelidade a marca pode determinar que a partir de um determinado valor gasto, que aqui utilizaremos o valor simbólico de R$10.000,00, a instalação de uma distribuidor de sacos valvulados é feita gratuitamente na obra. 

Assim, conforme esse valor é atingido em novos ciclos, outros benefícios podem ser incluídos no projeto.

O mesmo pode ocorrer para uma companhia de turismo. Neste contexto, um bom exemplo de recompensa por fidelidade seria: ao fechar um pacote de viagem para 4 pessoas, há um desconto de 50% para um quinto acompanhante.

Ou então, a partir de determinado valor gasto com a empresa de turismo, os clientes podem participar de um sorteio de um pacote de viagem especial, com tudo pago.

São diversas opções para recompensar clientes fiéis, e esse modelo é interessante pois gera o engajamento, fidelização e até a recomendação para novos compradores, que tendem a se fidelizar, se tudo for feito corretamente. 

Inclusive, uma estratégia muito interessante é vincular estratégias de indicação com a gamificação dos clientes antigos, retendo/recompensando os clientes já fidelizados e atraindo novos potenciais clientes ainda mais qualificados.

Invista no funcionamento das suas plataformas

Por fim, se você deseja aumentar suas vendas de turismo online, é imprescindível investir no bom funcionamento de todas as suas plataformas digitais.

Afinal, se a sua empresa está focada no funcionamento via internet, tudo deve funcionar corretamente para demonstrar profissionalismo e transmitir credibilidade. 

Lembre-se que o site é o primeiro contato de muitos potenciais clientes, e é importante que esteja adequado para criar uma boa impressão/experiência com sua marca.

Por isso, tenha o melhor site possível, desenvolvido por profissionais capacitados, para que tudo funcione da maneira correta e seja atraente para os clientes, tanto visualmente quanto operacionalmente.

Um site que carrega as informações com velocidade e tem funcionalidades aplicadas da maneira correta e de forma intuitiva é mais agradável aos visitantes.

Além disso, o bom funcionamento e a alta velocidade de carregamento são fatores de rankeamento no SEO, o “Search Engine Optimization”. 

Assim, quanto melhor e mais rápido for o seu site, melhor será o seu posicionamento nos resultados das plataformas de pesquisa.

Ademais, se a sua empresa possuir plataformas como um aplicativo próprio e perfis nas redes sociais (o que é altamente recomendado) é fundamental que esses meios também sejam bem administrados e funcionem corretamente.

Enfim, também é de extrema importância ter profissionais prontos para resolver qualquer problema, como um setor de T.I. na sua empresa, para adequações necessárias nesses canais e para suportes em caso de necessidade.

Em conclusão, para que você consiga aumentar suas vendas em turismo online, é necessário investir em diversos pontos fundamentais de forma estratégica e complementar, como o funcionamento do site e campanhas de marketing. 

Afinal, a boa aplicação de todos esses pilares podem fazer com que sua empresa aumente significativamente o número de negócios fechados. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments (0)
Add Comment