14 Melhores roteiros de viagem no Brasil

0

- Advertisement -

Conhecer os melhores roteiros de viagem no Brasil é essencial para aproveitar os destinos incríveis, culturas, natureza, praias, cachoeiras e diversas atrações que proporcionam uma experiência única. Eles encantam milhares de pessoas ao redor do mundo.

Você deseja explorar a riqueza do país e ser cativado pelo calor da hospitalidade brasileira? Confira neste artigo quais os melhores roteiros de viagem no Brasil!

Saiba as 10 cidades mais bonitas do Brasil

Quais são os melhores roteiros de viagem no Brasil?

bandeira do brasil locais de viagem
FreePik

O Brasil é um dos países mais amados ao redor do mundo, devido a sua beleza e diversidade, que inclui paisagens espetaculares com lindas praias, matas, cachoeiras, espécies de animais, arquitetura, cidades históricas, gastronomia, locais para diversão e parques temáticos.

São diversas as atrações que este país oferece, tanto para seus residentes quanto para turistas – não tem como não se encantar com tanta beleza!

De acordo com o Prêmio Viagem e Turismo 2019/2010, que elegeu os melhores destinos e roteiros de viagem do mundo baseado em pesquisas, o Brasil figura no  ranking de melhor praia, cidades de inverno e para passeio, parque aquático, hotel, hostel e hotel fazenda, entre outros.

Com diversas opções, o país é um destino que possui atrações para cada perfil de viajante, além da hospitalidade e da alegria, que é contagiante e completa a alma.

Aproveitar os roteiros turísticos que o Brasil oferece é uma ótima oportunidade de ser feliz! Conheça a seguir quais os melhores roteiros de viagem no Brasil.

Praias: 3 melhores roteiros de viagem

Fernando de Noronha – Baía dos Porcos, PE.

baia-dos-porcos
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

Fernando de Noronha é considerado o melhor destino de litoral brasileiro. Conhecido como o paraíso do Nordeste, o local possui 21 ilhas que oferecem as melhores paisagens, atrações e belezas naturais do país.

Em Fernando de Noronha, você conhece o paraíso das águas cristalinas, mergulha com golfinhos, conhece as piscinas naturais, pratica esportes, como o surf, tem um encontro com tartarugas, peixes coloridos e diversos animais.

A praia é controlada pelas normas do Ibama, que permitem apenas a visita de 100 pessoas por dia. Não há estabelecimentos gastronômicos, devido às normas de preservação, mas você pode levar seu lanchinho ou realizar refeições nos restaurantes e lanchonetes do local.

Há opções para todos os gostos, com  uma vida noturna bem agitada, apesar de não ter muitas baladas, mas há pubs, barzinhos e demais atrações. Além disso, como é uma área de preservação, são cobradas taxas de R$ 73,52 por dia.

Praia do Espelho – BA

praia-do-espelho-litoral-sul-bahia
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

Essa praia é um dos destinos mais cobiçados, localizado no sul da Bahia – um dos locais mais lindos do país, que fica entre Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Além da linda paisagem e águas cristalinas, há diversas atividades e locais para conhecer pela região. Você pode fazer passeios de lancha e mergulhos, assistir ao lindo pôr do sol que a região oferece e aproveitar o mirante do Condomínio Outeiro das Brisas para tirar lindas fotos.

Também é recomendado conhecer a aldeia Imbiriba e a cultura local, sendo o bairro “Quadrado” repleto de casinhas coloridas, seguindo o formato da figura geométrica. Elas eram residências de pescadores e hippies, mas, atualmente, o local abriga comércios, com lojas de grife, restaurantes e bares.

A linda praia é conhecida como espelho devido à vista, que é proporcionada quando a maré está baixa, deixando em evidência o reflexo do céu e as falésias na água cristalina, repletas de piscinas naturais.

Você encontra ainda diversos restaurantes, sendo que a maior parte deles exige a consumação mínima de R$ 100 e alguns não aceitam cartões. O cardápio é bem variado e possui diversas opções de frutos do mar, peixes, drinks e mariscos, entre outras.

À noite não há iluminação nas ruas entre as pousadas, portanto, tenha em mãos uma lanterna.

Praia do Patacho: São Miguel dos Milagres – AL

praia-patacho
Fonte: Viagem e Turismo

Essa praia não poderia faltar no ranking dos melhores destinos turísticos do Brasil. Com uma paisagem de tirar o fôlego, sossego absoluto e diversas atrações, esse lugar é incrível.

Quando a maré está baixa, é possível ver largos trechos de areia, recifes, corais e até pequenas lagoas. O local é bem tranquilo e tem o clima típico de uma vila de pescadores do interior.

Os coqueiros à beira dessa linda praia de águas verdes quase cristalinas são perfeitos para quem deseja um dia com muita beleza, natureza e tranquilidade.

Você pode fazer uma visita até o centrinho do vilarejo, tendo uma linda vista do alto. O farol possui um mirante incrível para visualizar e tirar fotos da costa da região, além de conferir o encontro do rio com o mar.

Apesar de ser uma vila bastante tranquila e pequena aos arredores das praias, há pousadas familiares com clima aconchegante e o sofisticado hotel boutique. Aproveite os restaurantes e bares da região, além de passeios de barco pelas piscinas naturais.

Serra: 3 melhores roteiros de viagem

Você adora o clima das regiões da serra? Então, aproveite pousadas aconchegantes, restaurantes com pratos deliciosos, acompanhados por um bom vinho, além da vida noturna nessas cidadezinhas. Confira quais os melhores roteiros de viagem na serra do Brasil.

Gramado 

imagem-de-gramado
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

A serra gaúcha, além de paisagens maravilhosas, é cheia de atrações. Gramado, inclusive, foi eleito o melhor roteiro de viagem serrano do país.

A melhor época para visitar o local e aproveitar suas atrações, varia de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se for uma viagem a dois com clima romântico, o melhor período é o inverno. Para quem deseja fugir dos dias mais frios, o verão é a estação ideal.

Na cidade, você pode aproveitar os eventos que fazem sucesso entre os turistas. No mês de agosto, há o festival de cinema, no mês de setembro o de cultura e gastronomia, em outubro começam as apresentações do Natal Luz de Gramado, o evento mais famoso. São diversas as atrações!

Um ótimo local para se hospedar é o Hotel Wood, perfeito para quem tem fascínio por design e arquitetura. No entanto, é uma das hospedagens mais caras. Quem deseja opções mais baratas, pode alugar pousadas ou apartamentos mais distantes do centro da cidade.

O local possui restaurantes das mais diferentes culinárias, tem bares e pubs, baladas e diversas atrações. Você pode conhecer a Rua Coberta, o Mini Mundo, o Lago Negro, fonte do amor eterno e praças, entre outros pontos turísticos.

Serra do Rio do Rastro 

Serra_do_Rio_do_Rastro_
Fonte: Wikipédia

A Serra do Rio Castro fica em Santa Catarina, com vegetação rica, paisagens de tirar o fôlego, grandes cânions, algumas grutas e diversas trilhas e atrações para quem gosta de explorar.

Você pode aproveitar os passeios realizados por agências locais, conhecer e tomar banho nas lindas cachoeiras e tirar lindas fotos.

Um dos locais para se visitar é o Mirante da Serra do Rio Rastro, que fica próxima de São Joaquim, considerada uma das cidades com clima mais frio do país. O lugar é lindo, dá pra ver as curvas sinuosas a partir de um visual panorâmico. Nos dias de sol, é possível enxergar o mar de longe.

Se bater aquela fome, e você desejar ir a um lugar especial, não pode deixar de conhecer a Churrascaria Cascata, localizada em um local especial com área arborizada, animais soltos, lago e horta, além de outros.

Para os religiosos, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é um dos roteiros obrigatórios, principalmente em outubro, quando acontece a romaria. Além disso, você pode aproveitar as cachoeiras, visitas a vinícolas e fazer trilhas.

Serra Catarinense

pedra-furada-urubici
Fonte: Viajapinha

A Serra Catarinense fica a duas horas do litoral, abrangendo 17 municípios. Os mais visitados por turistas de todo o mundo são:

  • Urubici,  
  • São Joaquim, 
  • Bom jardim da serra, 
  • Lages,
  • Cambará.

Na viagem, você pode aproveitar as mais belas paisagens das cachoeiras, vales, cânions e rios, além de conhecer a Floresta das Araucárias. 

Para quem adora praticar atividades radicais em viagens, esse é um ótimo destino. Na região, é possível fazer visitas a vinícolas, trilhas e ficar hospedado em hotel fazenda.

Aventura: 3 melhores roteiros de viagem

Se você é daqueles que adora viajar para viver aventuras, não pode perder os 3 melhores roteiros para ter experiências únicas. Confira:

Jalapão – Tocantins

mulher-nadando-no-jalapao
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

Jalapão se tornou um dos destinos mais desejados pelos amantes de aventura no país. Com uma natureza preservada e muito bem cuidada, o Parque Estadual possui um ecossistema surpreendente. No entanto, o acesso ao local é dificultado, sendo mais comum entrar pela Ponte Alta – TO, localizado a 150 km de Palmas.

No local, dá para fazer trilhas, praticar rapel, trekking e rafting, além de aproveitar as incríveis cachoeiras, dunas, morros, piscinas naturais e mirantes, entre outras opções.

Os restaurantes da região servem comidas caseiras bem temperadas, sem opções de estabelecimentos maiores ou luxuosos. Além disso, muitos locais trabalham com pratos sob encomenda, mas quem viaja por agência não precisa se preocupar, pois já terá a reserva.

O destino é mesmo para quem deseja se conectar com a natureza. Quanto à hospedagem, você pode ficar em campings e pousadas. Para chegar até o destino, é preciso ter um carro com tração nas 4 rodas, pois parte do trajeto é de areia e de estrada de barro.

Também é importante ter dinheiro em mãos, pois não há caixas eletrônicos no local e alguns dos estabelecimentos não aceitam cartões.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

chapada-dos-veadeiros
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

A Chapada dos Veadeiros (GO) é um local com um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, não sendo por acaso um dos melhores roteiros turísticos para quem gosta de natureza e aventuras.

No destino, é possível aproveitar as exuberantes belezas naturais, bem como cânions, rios, poços e cachoeiras, além da linda paisagem do cerrado, com mais de 1700 metros de altura no Planalto.

Considerado como Patrimônio Natural, de acordo com a Unesco, o local possui flora e fauna especiais, com diversas espécies em risco de extinção. Você pode praticar esportes radicais, como tirolesa, rapel, arvorismo, rafting, escalada e balonismo.

É importante saber que os restaurantes e atrações mais simples da região não aceitam cartões, devido à instabilidade de sinal telefônico.

Bonito – Mato Grosso do Sul

bonito-mato-grosso-do-sul
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

Bonito, com certeza, é um dos roteiros turísticos mais conhecidos do Brasil. Localizado no Pantanal (MS), o destino surpreende com sua rica beleza natural e ecossistema.

Um dos pontos mais explorados são os lagos subterrâneos e grutas, rios com águas praticamente cristalinas. É possível realizar mergulhos e rafting, além de rapel nas lindas cachoeiras.

Se você gosta de fazer trilhas de bicicleta ou andar a cavalo, viverá uma experiência única neste roteiro.

Além disso, poderá conhecer o projeto Jiboia, que ensina sobre a importância da cobra na natureza e demais informações importantes sobre este animal, sem contar que pode superar o seu medo ao pegar uma em suas mãos.

Há também o aquário natural – um ótimo passeio para ser feito em família, além de restaurantes, hotéis e pousadas no local. Uma agência de viagem pode ajudá-lo com as melhores opções.

Nosso país é miscigenado, cheio de etnias e redutos culturais. Desta vez, a lista de viagem contará com cinco opções, entre os melhores roteiros de viagem cultural.

Salvador – Bahia

salvador-bahia
Fonte: Viagem e Turismo

Salvador foi a primeira capital do país, sendo considerado o maior cenário cultural e artístico do mesmo. A cidade é conhecida mundialmente, devido a sua história e cultura exaladas em cada esquina.

As atrações baianas mais famosas de lá são o bairro do Pelourinho, outro Patrimônio Histórico, eleito pela UNESCO.

Há diversas atrações para aproveitar no local, centro histórico, casas antigas, museus, rio vermelho, praias, restaurantes e vendas de comida típica como o acarajé, vatapá e diversos outros.

São Luís – Maranhão

Sao-Luis
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

São Luís é um dos melhores roteiros turísticos para quem viaja em busca de cultura, pois o local tem mais de 3 mil casarões e sobrados em estilo arquitetônico e um centro histórico nordestino, além de ter o Casario Colonial tombado e reformado pela UNESCO.

Há diversos museus, lojas, espaços culturais, restaurantes e bares que preservaram a fachada com azulejos coloridos. No decorrer do ano, ocorrem eventos como o Bumba-Meu-Boi que conquista milhares de pessoas com as músicas, danças e peças de teatro.

Além dos casarões coloniais, ainda podemos visitar algumas igrejas com estilo barroco, inclusive, Diamantina é considerada como Patrimônio Histórico pela Unesco.

Você ainda pode aproveitar para fazer passeios em trilhas ecológicas, cachoeiras e grutas pela cidade, com auxílio de um guia turístico.

São Paulo – SP

sao-paulo
Fonte: Melhoresdestinos.com.br

A capital de São Paulo é um dos destinos culturais mais indicados do Brasil, pois a cidade possui diversos centros culturais e construções históricas que contribuem de forma significativa para História do país, além de ter uma linda arquitetura.

Os museus mais importantes para se visitar em um tour pela cidade é o MAM – SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), da Pinacoteca, da Estação da Luz, do Mosteiro de São Bento, do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista.

Há diversas casas de cultura, opções de restaurantes típicos, atrações teatrais, além de muitas outras programações.

Petrópolis – Rio de Janeiro

catedral-de-petropolis-rio-de-janeiro
Fonte: Viagem e Turismo

A cidadezinha abriga diversas construções históricas, como o Museu Imperial, localizado em antiga residência, que abriga o patrimônio mobiliário da família real portuguesa. No Centro, é possível fazer passeios de charrete, visitar locais rodeados pela natureza, assim como a Catedral de São Pedro.

Neste roteiro, é possível ainda conhecer casas de personalidades culturais famosas, como Rui Barbosa, Santos Dumont e a Princesa Isabel. Você pode aproveitar para participar de atrações na região serrana, comer nos restaurantes com os pratos mais saborosos e tirar lindas fotos.

Recife – Pernambuco

recife
Fonte: Viagem e Turismo

Recife é a capital de Pernambuco, região em que residiu alguns dos maiores nomes de artistas culturais do Nordeste, como Gonzaguinha ou Luiz Gonzaga, João Cabral de Melo e Manuel Bandeira.

O Museu Cais do Sertão e o Paço do Frevo são destinos que não podem deixar de ser visitados. Além disso, conta com um dos melhores acervos da América Latina, o famoso Instituto Ricardo Brennand.

A cidade também é considerada Patrimônio Cultural pela Unesco e famosa pelos Bonecos Gigantes da Embaixada, que fazem sucesso nos desfiles de Carnaval.

Está esperando o que para selecionar o seu novo roteiro turístico e vivenciar experiências únicas? Aproveite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.