7 praias do Nordeste brasileiro que você precisa conhecer

0 233

- Advertisement -

O Nordeste brasileiro possui paisagens únicas e algumas das praias mais procuradas do Brasil. Sol durante o ano inteiro, com chuvas espaçadas, porém esperadas, uma geografia única e uma vegetação costeira  repleta de variedade com a riqueza da Mata Atlântica. Programas de preservação da fauna marinha e dos biomas valorizam os pontos turísticos e enchem os olhos de turistas e fotógrafos em busca de belas paisagens e boas recordações.

A alegria, a simpatia e o calor humano, acompanhada das festas e comidas típicas nordestinas fazem  a imagem do povo nordestino como excelentes anfitriões, oferecendo boas opções de hospedagem e conforto na simplicidade e beleza da cultura local. Uma boa oferta de artesanatos e lembrancinhas podem ser levados de volta por turistas, incluindo peças únicas como os bordados de renda ou as garrafinhas de areia.

Veja os 7 lugares mais procurados para turismo no Nordeste:

1-  Maragogi

Maragogi é uma linda praia que fica em Alagoas, há 130 quilômetros de Maceió e a meio caminho de Recife, capital de Pernambuco. Maragogi  leva o nome do rio extenso e de baixo volume que deságua nos manguezais. É considerada o Caribe brasileiro, uma área de proteção ambiental, banhada pela Costa de Corais, com águas cristalinas que formam piscinas naturais, cercadas de muitos coqueiros e a deliciosa comida típica alagoana, com boa variedade de frutos do mar. Vale a pena fazer mergulho e também passeios de buggy pela região e apreciar toda a natureza.

2- Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara é uma vila de pescadores, que fica no Ceará, mas bem longe da capital, Fortaleza. Foi listada no Washington Post como uma das dez praias mais lindas do mundo. Tem duas belas lagoas e piscinas naturais formadas na maré baixa, onde se revelam cavernas também.

O cartão postal de Jeri é a Pedra Furada, um rochedo com uma fenda à beira mar, que durante o mês de julho é possível observar o pôr-do-sol passando bem no meio dela. Muito procurada por mochileiros e velejadores, é um ótimo lugar para se praticar esportes como windsurf e kitsurf. Recentemente ganhou fama como destino romântico, pois foi cenário de casamento dos atores Camila Queiroz e Kleber Toledo.

3- Canoa Quebrada

Fica em Aracati, Ceará, a três graus da linha do Equador, o que lhe garante clima estável o ano inteiro. Mesmo no período de chuvas, de janeiro a julho, a temperatura varia entre 27º e 30º. É uma praia cercada pelo paredão de falésias multicoloridas. A praia ficou conhecida durante os anos 60, durante a passagem de cineastas franceses pela região.

Desta época surgiu um símbolo esculpido nas falésias que se tornou a marca de Canoa Quebrada: uma lua e uma estrela. A praia tem águas claras numa bela coloração azul esverdeada. Local procurado para muitos esportes ao ar livre, além de kitsurf e windsurf, é possível fazer vôos de parapente.

4 – Porto de Galinhas

Fica em Ipojuca, perto de Recife, Ceará. É uma vila de pescadores que levou esse nome em memória de uma época vergonhosa da história do Brasil, durante o fim do tráfico negreiro, em que escravos eram vendidos clandestinamente, trazidos em grandes gaiolas de galinhas d’angola e a senha para  os traficantes avisarem da mercadoria era “chegou galinha no porto”. Apesar do triste episódio, Porto de Galinhas é um dos lugares mais paradisíacos do país.

Com águas verdes e areia branca, observam-se uma grande variedade de peixes coloridos com a maré baixa, na paisagem de lagoa, destaque na Praia de Muro Alto, com a formação das piscinas naturais.De manhã é possível ver as jangadas partindo em direção às piscinas naturais, formadas pelos arrecifes. No pontal do Maracaípe, é possível participar do projeto Hippocampus, de observação e preservação do cavalo-marinho.

Cartomante online

5- Arraial D’ajuda

É um vilarejo próximo a Porto Seguro, na Bahia. Tem clima de cidade pequena, quase não circulam carros por lá, mais mototáxis e vans chegam ao local. No entanto é um local bastante procurado no carnaval e no Ano Novo. O local é repleto de belas praias com o a da Lagoa Azul, cercada de uma grande falésia, tem poucas ondas e águas claras e tranquilas,onde também se pode tomar um belo banho de lama com a argila branca que se forma no fundo da lagoa, e tem propriedades terapêuticas.

6 – Fernando de Noronha

É impossível falar de uma única praia sem dar destaque ao “conjunto da obra”  que é o arquipélago de Fernando de Noronha. São 21 ilhas repletas de paisagens únicas e locais de mergulho com bela fauna marinha, o local é protegido como Parque Nacional Marinho e Patrimônio natural da Humanidade. É possível apreciar os espetáculos da natureza, como a desova de tartarugas marinhas na Praia do Leão.

Há locais específicos permitidos para aporto de embarcações e prática de mergulho, onde se pode nadar entre os peixes, corais e até tubarões. A localidade já foi um presídio e uma base militar, em longas caminhadas pode se percorrer as ruínas de fortificações e apreciar por elas o belo pôr-do-sol. Em passeios de barco, muitas vezes se recebe a companhia de golfinhos que acompanham o trânsito das embarcações.

7 – Lençóis Maranhenses

O parque dos Lençóis maranhenses tem uma paisagem única no mundo. Lembra um deserto repleto de oásis, com pequenas lagoas em torno das dunas. Fica longe da capital São Luiz, no Maranhão. Para se chegar aos Lençóis o acesso é pelas cidades próximas: Barreirinhas, Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos, pela estrada ou por via fluvial, no Rio Preguiças.

A melhor época para ir lá é de janeiro a julho, durante as chuvas, quando as lagoas estão cheias.Entre julho e agosto ainda permanecem, porém sem chuvas, e depois começam a secar, em setembro. Prepare-se para muitas caminhadas, e alugue um bom jipe 4×4 com guia para descobrir paisagens incríveis. As lagoas são mutáveis e acompanham os fenômenos climáticos da Terra, podendo simplesmente desaparecer ou formar outras no mesmo lugar, pequenas ou grandes, acompanhando o movimento das dunas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.